- Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 16/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   O problema da superficialidade nas relações, não é fruto apenas da modernidade, mas também da mudança dos valores da sociedade. Em um mundo cada vez mais fragmentado, com urgência e pressões crescentes, essas relações trazem consequências desastrosas, como o isolamento dessas pessoas e a temida depressão.

    A Internet, os celulares e os demais recursos tecnológicos disponíveis facilitam a vida de todas as pessoas. Porém , o uso excessivo de meios não pessoais pode interferir nos relacionamentos afetivos, uma vez que os torna superficiais, pois como diminui o contato pessoal, as pessoas ficam desorientadas e inseguras quanto a à importância das relações devido a à comunicação ter se tornado rápida e menos profunda . Além disso, não é a falta de tempo que dificulta as amizades no mundo moderno, e sim a falta de foco no que é realmente importante, já que o dinheiro e outras coisas se tornaram fundamental fundamentais para diversas pessoas, os transformando transformando-os em seres humanos individualistas e egoístas.

   As consequências desse comportamento são pessoas isoladas que não criam vínculos , acabam perdendo a atenção , a capacidade de viver o momento presente e inúmeras oportunidades de criar amizades verdadeiras, ao qual as quais poderiam ajudar no seu crescimento humano e profissional. Segundo o Sociólogo Bauman, “As sociedades foram individualizadas” , e  isso gera uma tendência ao desenvolvimento de relacionamentos mais frágeis e superficiais, facilmente descartáveis . (,) Ocasionando diversos problemas a quem pratica esse tipo de hábito , como a depressão, que vem assolando a vida de milhões de brasileiros.

   Em virtude dos argumentos apresentados, a sociedade precisa construir laços de amizade no trabalho, na escola e, principalmente, com a família. Para mais, esse comportamento deve ser estimulado, não apenas com pessoas que se gosta, mas também com pessoas (com) que não se tem tanta afinidade, pois trará mais crescimento pessoal pelas diferenças. Além do mais, participar de ONG’S que ajudam pessoas com depressão, é importante para o convívio social e o papel como cidadão.

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar um pouco mais dados e fatos concretos relacionados ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200