É de fundamental importância o relacionamento entre as pessoas, podendo ser amizade, relação amorosa ou familiar. Porém, nos dias atuais, a população está apresentando um comportamento antissocial devido a diversos fatores, como a falta de tempo e de confiança em formar amizades. Muitas vezes tais relacionamentos são desfeitos nos primeiros momentos de dificuldade, transformando esse convívio em algo momentâneo.
Pode-se mencionar, por exemplo, os casamentos, que na teoria deveriam durar por toda a vida dos noivos, mas, ultimamente, tais relações terminam prematuramente com o divórcio, tornando o matrimônio frágil. Já no Brasil, segundo a pesquisa de 2012 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a média da duração de casamentos e é de 15 anos, mostrando a facilidade na perda desse vínculo tão importante.
Antigamente, algumas culturas, como a grega, valorizavam bastante a amizade, (.) na atualidade, esse afeto se tornou algo incomum. O sentimento entre uma pessoa e outra virou algo volátil, um encontro entre amigos hoje em dia é algo raro de se encontrar, e devido à expansão do mundo virtual com as redes sociais, onde muitas vezes amizade se transforma em uma palavra superficial, na qual, muitas pessoas tornam-se amigas sem ao menos se ver ou ter uma conversa.
Em virtude do que foi mencionado, percebe-se que a população está, com o passar do tempo, dando menos valor para as relações sociais e afetivas. É imprescindível que todos se conscientizem da importância desses tipos de relacionamento, visando a qualidade e a longevidade de suas amizades, que, podem trazer benefícios mentais e sociais.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |