''Vivemos tempos líquidos, nada é feito para durar, tampouco sólido.'' Segundo o pensamento do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, as relações entre pessoas estão cada vez mais sucumbidas, os relacionamentos escorrem das nossas mãos por entre os dedos feito água. A partir desse contexto, com o objetivo de compreender a importância do relacionamento harmônico, cabe analisar as causas, bem como as consequências dessa superficialidade presente na sociedade contemporânea.
Em primeiro lugar, a velocidade com que a sociedade busca coisas novas, também se estende aos nossos laços afetivos, a conjuntura imediatista está cada vez mais fadada ao superficial. Isso acontece porque a sociedade não se preocupa mais com a criação de laços e raízes, a afetividade se tornou algo artificial. Assim, a velocidade em com que desejamos os últimos lançamentos do mercado pode ser aplicada, também(,) a à velocidade com que substituímos as pessoas com quem temos nossos contatos primários e secundários.
Além disso, o contato via rede social tomou o lugar de boa parte das pessoas, cuja marca principal é a ausência de comprometimento e interação. Isso nos mostra que, com o avanço da tecnologia e o uso intenso das redes sociais, acabou se perdendo muito do encanto da troca de experiências face a face, com a passagem das relações presenciais para o contato separado por uma tela. Dessa forma, com o afastamento dos mais próximos, as relações estão perdendo suas forças e sendo limitadas a simples troca de mensagens, em atitudes superficiais, com a banalização da afetividade e sentimentalismo.
Fica claro, portanto, que as relações pessoais podem transformar o mundo e precisam ser valorizadas. Assim, se faz necessário a curto prazo que o Estado estimule as relações entre pessoas, com criação de campanhas publicitárias, que tragam a sociedade para a sua verdadeira essência. Além disso, a longo prazo, é importante também que as instituições de ensino estimulem desde cedo a importância da criação de laços afetivos e a valorização das amizades, por meio de trabalhos dinâmicos de incentivo a à interação em conjunto.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 950 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |