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Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 16/09/2016

Status:

Corrigida
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         ''Vivemos tempos líquidos, nada é feito para durar, tampouco sólido.'' Segundo o pensamento do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, as relações entre pessoas estão cada vez mais sucumbidas, os relacionamentos escorrem das nossas mãos por entre os dedos feito água. A partir desse contexto, com o objetivo de compreender a importância do relacionamento harmônico, cabe analisar as causas, bem como as consequências dessa superficialidade presente na sociedade contemporânea. 
    Em primeiro lugar, a velocidade com que a sociedade busca coisas novas, também se estende aos nossos laços afetivos, a conjuntura imediatista está cada vez mais fadada ao superficial. Isso acontece porque a  sociedade não se preocupa mais com a criação de laços e raízes, a afetividade se tornou algo artificial. Assim, a velocidade em com que desejamos os últimos lançamentos do mercado pode ser aplicada, também(,) a à velocidade com que substituímos as pessoas com quem temos nossos contatos primários e secundários.
    Além disso, o contato via rede social tomou o lugar de boa parte das pessoas, cuja marca principal é a ausência de comprometimento e interação. Isso nos mostra que, com o avanço da tecnologia e o uso intenso das redes sociais, acabou se perdendo muito do encanto da troca de experiências face a face, com a passagem das relações presenciais para o contato separado por uma tela. Dessa forma, com o afastamento dos mais próximos, as relações estão perdendo suas forças e sendo limitadas a simples troca de mensagens, em atitudes superficiais, com a banalização da afetividade e sentimentalismo. 
        Fica claro, portanto, que as relações pessoais podem transformar o mundo e precisam ser valorizadas. Assim, se faz necessário a curto prazo que o Estado estimule as relações entre pessoas, com criação de campanhas publicitárias, que tragam a sociedade para a sua verdadeira essência. Além disso, a longo prazo, é importante também que as instituições de ensino estimulem desde cedo a importância da criação de laços afetivos e a valorização das amizades, por meio de trabalhos dinâmicos de incentivo a à interação em conjunto. 
 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão frasal. 

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     950


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200