“Todos se dizem amigos, mas doido é quem acredita: nada há de mais banal que esse nome; nada é mais raro do que isso.” Esta frase do escritor Jean de La Fontaine insere-se no contexto atual, as tecnologias tornaram as relações menos concretas e essa superficialidade desencadeou problemas psicológicos nos indivíduos.
Ter várias pessoas no perfil das redes sociais não é sinônimo de possuir amizades verdadeiras. Segundo Bauman, a facilidade em conectar e desconectar as pessoas nos perfis da internet favorece a construção de relações líquidas. Assim, essa falsa sensação de ter muitas amizades sustenta-se em interesses diversos, como por exemplo, a aceitação em um determinado grupo de pessoas ou prestígio social, que podem rapidamente podem serem desfeitas.
Além disso, o medo de sofrer somado ao de não conseguir agradar os outros através da própria imagem acarreta doenças. Para os gregos na antiguidade, a amizade era considerada importante para ter uma vida boa. As consequências desses laços pouco sólidos é são visível visíveis na sociedade, esse afastamento afetivo causa depressão e transtornos de ansiedade social.
Portanto, a configuração de amizade atual deve ser repensada. Para Epicuro, a sabedoria é conquistada quando temos amizades, por isso é de extrema importância que as (pessoas) procurem construir laços de amizade por meio do diálogo com as pessoas e o compartilhamento de experiências de vida. A escola deve procurar desenvolver brincadeiras que estimulem a socialização com as crianças e debater sobre a importância da amizade com os jovens.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, explorando citações pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |