Laços de amizade - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 16/09/2016

Status:

Corrigida
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 “Todos se dizem amigos, mas doido é quem acredita: nada há de mais banal que esse nome; nada é mais raro do que isso.” Esta frase do escritor  Jean de La Fontaine insere-se no contexto atual, as tecnologias tornaram as relações menos concretas e essa superficialidade desencadeou problemas psicológicos nos indivíduos.

               Ter várias pessoas no perfil das redes sociais não é sinônimo de possuir amizades verdadeiras. Segundo Bauman, a facilidade em conectar e desconectar as pessoas nos perfis da internet favorece a construção de relações líquidas. Assim, essa falsa sensação de ter muitas amizades sustenta-se em interesses diversos, como por exemplo, a aceitação em um determinado grupo de pessoas ou prestígio social, que podem rapidamente podem serem desfeitas.

             Além disso, o medo de sofrer  somado ao de não conseguir agradar os outros através da própria imagem acarreta doenças. Para os gregos na antiguidade, a amizade era considerada importante para ter uma vida boa. As consequências desses laços pouco sólidos é são visível visíveis na sociedade, esse afastamento afetivo  causa depressão e transtornos de ansiedade social.

             Portanto, a configuração de amizade atual deve ser repensada. Para Epicuro, a sabedoria é conquistada quando temos amizades, por isso é de extrema importância que as (pessoas) procurem construir laços de amizade por meio do diálogo com as pessoas e o compartilhamento de experiências de vida. A escola deve procurar desenvolver brincadeiras que estimulem a socialização com as crianças e debater sobre a importância da amizade com os jovens.

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, explorando citações pertinentes ao assunto. 

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200