A sociedade está vivendo em uma era cada dia mais interligada, onde as suas relações sociais são influenciadas diretamente pelos novos meios de comunicação. Todos os anos, vários novos sites e aplicativos de relacionamento são criados no mundo todo, entretanto isso tem interferido nas relações individuais dos indivíduos.
Atualmente, a vida virtual tem sido bastante aclamada, sendo influenciada principalmente pelo maior número de usuários ativos nas redes sociais, (.) porém, isso tem atrapalhado ainda mais suas relações na vida real, onde os relacionamentos têm se tornado menos consistentes dia após dia.
A facilidade em conhecer novas pessoas tem diminuído o tempo dos relacionamentos pessoais e os tornado ainda mais frágeis, a exemplo do tempo da vida de casado que diminuiu dois anos comparando os anos de 2007 e 2012, sendo uma diminuição de quase três meses por ano.
As novas tecnologias têm interrompido as relações, até mesmo, entre pessoas da mesma família, onde pais e filhos têm seu ambiente próprio, vivendo em mundos paralelos, seja em jogos, serviços de stream de vídeo ou sites de relacionamento.
Portanto, os pais devem estimular seus filhos, desde novos, a adquirir amizades e reforçar seus vínculos. A escola, por sua vez, deve, através de atividades e brincadeiras, impulsionar a relação entre os alunos de uma mesma classe ou até mesmo com colegas de outras turmas e faixas etárias, ensinando o respeito e a importância do mantimento das de manter relações saudáveis entre os cidadãos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |