O relacionamento à distância é facilitado em virtude das redes de internet e SMS. Pessoas de todo o lugar do globo se comunicam através de seus smartphones e computadores; mães, pais, filhos, namorados e amigos, todos conectados. Mas será que isso é necessariamente uma regressão?
Relacionamentos já não duram tanto como antes e isso é uma consequência da evolução em sociedade, onde a mulher não podia terminar um relacionamento para não ficar mal falada. Hoje, a mulher – e o homem – têm mais liberdade. E também mais opções. Aplicativos para encontrar o par perfeito oferecem as mais variadas combinações, e não encontrando a pessoa certa, parte-se para outra. Se está sempre em busca do melhor para si.
Nas redes sociais tudo parece ser perfeito, pois as pessoas expõem o melhor de suas vidas. Fotos editadas e perfeitas. Literalmente uma propaganda de si mesmos. Quando se conhece alguém virtualmente, às vezes o relacionamento pode se tornar de aparências, ilusório e frágil. Não se está convivendo diretamente com a outra pessoa, por isso se cria essa ilusão de perfeição, tornando muitas vezes amizades e namoros superficiais. Isso faz com que a relação acabe mais rápido.
Portanto, se faz necessário necessária a existência da sinceridade nas redes. Como um vídeo no Youtube postado por uma jovem menina que mostra sua casa, simples, humilde, indo de encontro a outros vídeos de pura ostentação de casas luxuosas. O vídeo teve muita repercussão e agradou muita gente exatamente por ser um vídeo diferente do que estamos acostumados. E é exatamente isso de que precisamos: de honestidade.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica, e sustenta com boa argumentação um ponto de vista diferente do usual, o que o tornou original.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |