Fim dos relacionamentos possível fim da humanidade - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 15/09/2016

Status:

Corrigida
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   A superficialidade dos relacionamentos é um problema para a sociedade brasileira, individualmente e coletivamente, (.)sua principal causa é a falta de tempo, já que na vida das pessoas, cada vez mais voltada para o trabalho, resta pouco tempo para família e amigos, para a socialização, ocasionando o fim dos relacionamentos, prejudicando o próprio trabalho.

   A praticidade das conversas com frases e áudios curtos em aplicativos de “smartphones”, em qualquer lugar a qualquer hora, faz com que a comunicação fique curta e direta, até mesmo expressões humanas e verdadeiras de conversas reais vêm sendo substituídas por bonecos de expressões nos bate papos virtuais. Sem tempo para a família, casais se divorciam, filhos ficam sem atenção e a sociedade cada vez mais carente, aumentando o número de doenças psicológicas, como síndrome do pânico e depressão.

   Essa substituição de expressões reais por virtuais modificam seriamente a comunicação, transformando a socialização em grupo, principalmente em escolas, onde é crescente a ocorrência de bullying virtual e crianças sem celular e acesso a à internet são excluídas. E na vida adulta a perda da socialização prejudica o trabalho em grupo, perdendo a capacidade se socializar-se pessoalmente, afetando a dinâmica trabalhista, onde um setor necessita do outro e a falta de comunicação deteriora o todo.

   Dessa forma, a humanidade caminha para um futuro monótono sem emoções e laços afetivos, descaracterizando o ser humano, pois suas ações vão ficando robotizadas, o que favoreceria somente as empresas, como mostra o filme “Quando te conheci”, onde pessoas não têm escolha sobre suas ações, são ordenadas por superiores por meio de um sistema tecnológico, mantendo quase nenhum relacionamento pessoal.

   Conclui-se que perdendo a socialização, perde-se a humanidade. Como solução, empresas e escolas poderiam ter salas de convivência, onde seria proibido o uso de aparelhos tecnológicos, e campanhas nos meios de comunicação poderiam incentivar a interação pessoal, como “substitua conversas virtuais por conversar com quem está ao seu lado”.

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número (singular e plural) e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, apesar do título um pouco extremista.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     950


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200