Atualmente as relações entre as pessoas não são tão firmes como eram antigamente, as famílias e amigos passaram a se comunicar online, os relacionamentos se tornaram superficiais.
As pessoas se isolam em seu mundo virtual para evitar a vida real com seus sofrimentos e dores, elas evitam todo tipo de sentimento que poderiam feri-la. Por exemplo, quando duas pessoas estão namorando e uma briga com a outra, e muitas vezes até terminam pelo WhatsApp.
A amizade é uma forma de relacionamento que está enfraquecendo com o passar do tempo, a maioria das pessoas hoje tem celulares e computadores onde acessam as redes sociais e formam grupos, fazem amigos, começam a namorar, talvez têm três mil amigos no Facebook mas conhecem apenas cem delas deles pessoalmente.
Por isso, é necessário ter um equilíbrio entre o virtual e o real, uma pessoa não pode viver apenas nas redes sociais e também não pode se isolar das tecnologias, ela precisa achar tempo para fazer as duas coisas sem prejudicar seus relacionamentos.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco artificial. É possível explorar melhor dados concretos que ajudam a ilustrar o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |