Na atual era digital, é comum ver numa reunião de amigos que estes perdem mais tempo mexendo em seus smartphones, atualizando suas redes sociais, do que conversando uns com os outros. Dedica-se mais tempo para o virtual do que para o real, por isso muitos relacionamentos tornaram-se superficiais.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até os divórcios aumentaram, as uniões estão menos duradouras. Além disso, percebe-se o afastamento das pessoas e o individualismo. Já não há o esforço em amar e perdoar o próximo, facilmente troca-se de amigo, namorado ou esposo. Pessoas são consideradas tão obsoletas quanto um aparelho eletrônico.
Sobretudo, os relacionamentos são importantes, pois auxiliam no amadurecimento e na formação do caráter. Porém, como disse o escritor C.S. Lewis, amar é sempre ser vulnerável, ao amar qualquer coisa, certamente o coração vai se partir.
Logo, é interessante que nas escolas haja palestras com psicólogos, para ensinar as pessoas a gerenciar suas emoções e a lidar com as decepções, que são inevitáveis, assim como propõe o escritor e psicólogo Augusto Cury em seu livro “Treinando a Emoção Para Ser Feliz”. De modo que as pessoas sejam mais seguras emocionalmente, saibam equilibrar a vida virtual e a real, sem deixar de se dedicar e amadurecer com as relações.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 1000 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |