A valorização do desenvolvimento tecnológico é uma característica marcante no movimento literário futurista. Contudo, a sociedade contemporânea sofre as consequências desses avanços. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, vivemos, na atual conjectura, em uma sociedade caracterizada pela liquidez das relações sociais e interpessoais. Diante desse contexto, percebe-se que os vínculos afetivos perderam espaços para as superficialidades das relações digitais, demonstrando a supressão da alteridade e o empobrecimento das relações afetivas mais sólidas.
É importante pontuar, de início, que com a Revolução técnico-científica o modo de se relacionar e interagir em sociedade ganhou diferentes e mais dinâmicas configurações. Ao mesmo passo que proporcionaram facilidades, comodidades e infinitos benefícios a à humanidade, as inovações tornaram-na narcisista, egoísta e individualista. Com isso, as relações pessoais estão cada vez mais vulneráveis. Uniões estão menos duradouras, amizades frágeis, relações familiares superficiais, cuja marca principal é a ausência de comprometimento. E sobre esses pilares construímos uma sociedade na qual sentimentos como companheirismo e amizade são constantemente relativizados.
Nessa perspectiva, é notório que houve um processo de banalização das relações sociais em detrimento das facilidades tecnológicas a qual as quais o mundo oferece. Esse processo simbólico de liquefação dos valores mais elevados da condição humana, manifesta-se em diversas perspectivas da vida em sociedade, tendo como característica comum a incapacidade de relacionar-se com a pessoa do "outro" de maneira plena, compreendendo, assim, a sua subjetividade e singularidade. A superficialidade dos relacionamentos tomou conta do mundo pós-moderno. Os diálogos, aos poucos, estão perdendo a profundidade e transformando-se em uma mera conexão nas redes sociais. Essa, porém, consiste na modernidade líquida, presente e consolidada na sociedade contemporânea.
Fica evidente, portanto, a necessidade de repensar a maneira de se viver em sociedade, de modo que, a humanidade, recupere a capacidade de refletir sobre os seus valores. Dessa forma, a conscientização deve partir de cada indivíduo, buscando estabelecer relações mais sólidas no cotidiano. No ambiente familiar, essas relações precisam ser ainda mais fortalecidas, por meio do diálogo e da valorização de uma cultura afetiva promissora, pois é nele que está inserido a base do caráter humano. A escola, como instituição formadora, deve auxiliar na formação desse caráter, com a implantação de aulas de sociologia na grade curricular, com o intuído intuito de promover o senso crítico e quebrar paradigmas impostos pela dinâmica tecnológica do capitalismo social. Para que, dessa forma, as relações humanas sejam valorizadas em detrimento do poderio comunicacional presente no mundo contemporâneo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e com argumentação bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 950 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |