Estamos nos relacionando mais superficialmente?
Carro do ano, celular de última geração, estar sempre na moda; são esses os desejos que estão predominando na sociedade. Quando olhamos para o século passado, os casamentos duravam mais, filhos mais obedientes e pais mais responsáveis presentes na educação do filho. Hoje há um contraste dessa situação. Filhos mais desobedientes, as relações pouco duradouras. Mas, quais foram e são os motivos que levam a população a mudar sua forma de pensamento e comportamento. (?)
Segundo o cristianismo, Deus deu a cada ser humano o livre arbítrio. Mas, fazendo uma breve análise da história do ser humano, somos surpreendidos que nem todas as pessoas tiveram esse direito. Exemplos; (:) a escravidão, a submissão da mulher pelo homem. Porém, no século XVIII foi abolida a escravidão e poucas décadas depois as mulheres lutariam e ainda lutam pelos seus direitos(,) e dos quais alguns já foram conquistados.
Nos séculos XVIII, XIX e XX foram os séculos que mudaram a história e o meio de vida da população. Tivemos a primeira revolução industrial, fabricação de carros, aviões e a vinda da internet, tudo para facilitar a vida do ser humano. Dessa forma, E facilitou de tal modo que o próprio está submisso a elas, tornou-se escravo do consumismo.
Contudo, não pode-se negar que houve melhorias. Hoje podemos conversar com quem está do outro lado do mundo. Porém, quando essas novas ferramentas foram incluídas na vida do cidadão, pouco foi pensado se a sociedade estava preparada para recebê-las, não houve planejamento adequado. hoje Hoje, como resultado, temos, pais mais ausentes na vida do filho pois não dão a devida atenção e com isso não conseguem impor limites. Como consequência; (,) filhos rebeldes, envolvimento com o crime; (,) abandono da escola. Tudo isso porque pais não conversavam com os filhos quando precisavam, não alertaram dos perigos e das consequências, pois os mesmos encontravam-se ocupados em aplicativos, redes sociais, pensando qual roupa ou carro do próximo ano que irão comprar.
Portanto, para erradicar os problemas ocasionados, as próprias mídias sociais e o governo devem elaborar campanhas para que toda a população seja mais presente e mais crítica a respeito da velocidade da transformação do comportamento do indivíduo perante a tecnologia. Deve-se implantar projetos de concientização em órgãos e escolas públicas, instituições privadas como escolas e privadas, para, assim, educar o mesmo para não colocar, produtos materias a à frente da família e da sociedade. Somente com a colaboração da população teremos uma sociedade mais conscientizada.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |