A Revolução Industrial atrelada a à globalização, alterou a forma da sociedade contemporânea se relacionar. (,) Pois, a disseminação da tecnologia, o incentivo ao consumismo e a crescente valorização da individualidade possibilitou possibilitaram o aumento da rede de contatos e a comunicação frequente por meio dos aparelhos eletrônicos, sem que, para isso, houvesse estabelecimento de vínculos afetivos. Desse modo, as relações de afetividade tornaram-se facilmente descartáveis e substituíveis, semelhantes a um objeto qualquer.
Nesse sentido, as relações entre as pessoas estão cada vez mais vulneráveis, já que os amigos e amores são rapidamente substituídos e trocados, sem a necessidade de formação de sentimentos mais concretos e duradouros. Assim, o verso do poeta brasileiro Vinícius de Moraes, “Que seja infinito enquanto dure”, encaixa-se perfeitamente nesse contexto, visto que os relacionamentos se tornaram instáveis e voláteis, algo percebido, por exemplo, no aumento do número de divórcios, na constante insatisfação com os outros, na falta de amizades consistentes.
Ademais, a cultura narcisista e egoísta motivou o crescente desprezo pelos sentimentos melancólicos dos demais e de si mesmo. Assim, os indivíduos se esforçam em causar uma boa impressão sobre a própria vida, de modo a reprimir qualquer emoção negativa, relacionada ao sofrimento. Isso é percebido através das crenças sociais enraizadas nos ditados populares, como: “Cada um com seus problemas”. Diante da impossibilidade de estabelecer um diálogo franco, espontâneo e coerente, as amizades se tornam frágeis e superficiais.
Portanto, medidas são necessárias para estabelecer formas de relacionamentos mais concretos. Para tanto, as escolas devem implementar projetos e palestras ministradas por professores, psicólogos e pedagogos, para discutir sobre a importância de se estabelecer relacionamentos sinceros e afetivos. Cabe ao Governo ampliar e incentivar o acesso às escolas de teatro, a fim de possibilitar que o indivíduo aproxime-se de outras pessoas e tenha uma melhor percepção do mundo. Além disso, as mídias sociais precisam elucidar, por meio de novelas e seriados, sobre a dificuldade atual em se estabelecer laços afetivos e as possibilidades para reverter a situação.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural), à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 950 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |