- Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 13/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Inevitavelmente, o mundo contemporâneo vem se revelando um fracasso quando analisamos a cerca do meio social em que vivemos. Diferentemente de questões econômicas e políticas, nossas dinamizações em grupo estão se tornando cada vez mais superficiais. Graças as às indústrias tecnológicas, juntamente com os meios de comunicações, fomos literalmente alienados, nossas relações foram completamente deixadas de lado pelo mundo globalizado.

Os novos meios de comunicação criados pelo homem, em sua maioria, possuiam o intuíto intuito de intensificar nossas relações em sociedade. Entretanto, essas novas "redes de interação", como por exemplo o Facebook e o Whatsapp, demonstraram que estamos desunidos, acabamos amizades com algumas simples mensagens.A alguns anos, para terminarmos um namoro, ou até mesmo um casamento, era preciso criar coragem para tomar a decisão, (.) hoje em dia, podemos acabar com um relacionamento sem precisar dizer uma só palavra.

Contudo, a responsabilidade do problema não está somente no meio digital, a família e a sociedade, como um todo, também vêm contribuindo para que estejamos cada vez mais nos relacionando de forma superficial.A família, que deveria ser a principal sustentação de relacionamentos sólidos, hoje vem se fragmentando e demonstrando que até mesmo uma das instituições mais antigas sofre com os efeitos do mundo contemporâneo.E a sociedade, vem aceitando essa mudança nos relacionamentos sem nenhuma reação.

Com o que foi dito, é imperioso dizer que nossas interações sociais não são mais sólidas, nossas interações entraram em completa liquidez. Para tentarmos frear o problema, é preciso que o Estado intervenha no campo social, principalmente criando uma política pública social que ofereça palestras que tenham como tema, as relações pessoais.Também, cabe às famílias procurarem acompanhamentos psicológicos para seus membros mais dissidentes, principalmente para aqules que não conseguem mais se relacionar de maneira sólida com os outros membros.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas não foge do senso comum na conclusão. Também é possível explorar um pouco mais dados concretos sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200