- Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 12/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A sociedade pós-moderna caracteriza-se pela otimização do seu modo de vida, buscando maiores resultados num curto intervalo de tempo. Esse comportamento, nas últimas décadas, tem transcendido o setor industrial para as relações interpessoais, que passaram a serem vistas sob uma ótica capitalista de custo/benefício. Como consequência, os relacionamentos são mais numerosos, porém perderam em qualidade.

 Embora o avanço tecnológico favoreceu tenha favorecido a diversificação na forma das pessoas interagirem umas com as outras, ele limitou os laços estabelecidos por elas. As redes sociais exemplificam esse problema, pois a pesar apesar delas propiciarem maiores possibilidades interacionais, as relações estabelecidas por elas são mais frágeis. Nesse contexto, percebe-se a atualidade da obra do sociólogo Bauman ao defender que vivencia-se a era do “amor líquido”.

 Não suficiente, o uso dessa tecnologia confere, também, certo teor de crueldade aos relacionamentos, uma vez que eles podem ser rompidos tão rápido quanto iniciaram, sem maiores explicações. Segundo especialistas entrevistados pela BBC (Britsh Broadcasting Corporation), esse hábito, denominado “ghosting”, é adotado por pessoas que possuem medo de enfrentar situações desconfortáveis.

  Os relacionamentos atuais, de tamanho desencontram por tamanho desencontros, mais parecem encenar o poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que os casamentos, no Brasil, estão menos duradouros. Fato que vem refletindo a fragilidade das relações modernas.

 A mudança é algo inerente à condição humana, entretanto, o novo não deve vir em detrimento do tradicional, e sim conciliado. Os velhos bons hábitos devem ser mantidos como parte da identidade cultural do homem e dele próprio. Com os relacionamentos não haveria de ser diferente, não se pode igualá-los a um processo de produção em larga escala. É preciso vivenciá-los, criar intimidade e dedicar-se. Para isso, o contato pessoal é imprescindível. Se o homem está perdendo a sua capacidade de amar, a culpa é da revolução técnico-informacional .                  

Comentários do corretor


Atenção à concordância verbal e à grafia correta das palavras.

Bom texto, aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, com algumas conclusões muito bem elaboradas.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200