Consequências da tecnologia e da rotina - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 12/09/2016

Status:

Corrigida
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      É indiscutível que atualmente a humanidade está se relacionando de forma superficial. A tecnologia e a rotina podem ser as principais responsáveis por essa superficialidade.

      Primeiramente, ao longo da história, o homem sempre procurou formas de comunicação que encurtassem a distância entre as pessoas. Desde o correio – um dos mais antigos meios de comunicação – até a comunicação instantânea, (;) contudo, esse avanço tecnológico feito para encurtar distâncias e aproximar pessoas teve sérias consequências, relacionamentos superficiais é são uma delas.

      Em segundo lugar, a rotina com muitos compromissos, como trabalhar, estudar, etc..., tem dificultado as interações humanas duradouras e de qualidade.

      Portanto, um meio de atenuar o problema é através da disciplina. Ela deve ser aprendida em casa e desenvolvida nas escolas. Também, o poder público deve patrocinar políticas públicas de incentivo as às relações humanas, dando desconto no imposto em comércios gastronômicos para pessoas com acompanhante e que não utilizarem equipamentos eletrônicos na mesa, para, assim, formar uma sociedade que interaja entre si de maneira intensa. 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural e ao uso da crase.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem aprofundar a argumentação. Por exemplo, quando a disciplina é citada, falta explicar em que aspecto, já que disciplina é algo que pode ser aplicado em diferentes contextos. Desenvolva melhor sua argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200