É indiscutível que atualmente a humanidade está se relacionando de forma superficial. A tecnologia e a rotina podem ser as principais responsáveis por essa superficialidade.
Primeiramente, ao longo da história, o homem sempre procurou formas de comunicação que encurtassem a distância entre as pessoas. Desde o correio – um dos mais antigos meios de comunicação – até a comunicação instantânea, (;) contudo, esse avanço tecnológico feito para encurtar distâncias e aproximar pessoas teve sérias consequências, relacionamentos superficiais é são uma delas.
Em segundo lugar, a rotina com muitos compromissos, como trabalhar, estudar, etc..., tem dificultado as interações humanas duradouras e de qualidade.
Portanto, um meio de atenuar o problema é através da disciplina. Ela deve ser aprendida em casa e desenvolvida nas escolas. Também, o poder público deve patrocinar políticas públicas de incentivo as às relações humanas, dando desconto no imposto em comércios gastronômicos para pessoas com acompanhante e que não utilizarem equipamentos eletrônicos na mesa, para, assim, formar uma sociedade que interaja entre si de maneira intensa.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem aprofundar a argumentação. Por exemplo, quando a disciplina é citada, falta explicar em que aspecto, já que disciplina é algo que pode ser aplicado em diferentes contextos. Desenvolva melhor sua argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |