Intensamente superficial - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 12/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

     Não é difícil enxergarmos como somos dependentes das tecnologias na sociedade contemporânea: fazemos ligações, mandamos mensagens, entregamos relatórios, estudamos, movimentamos nossa conta bancária, entre outros. Há uma falsa impressão de que fazemos tudo em um clique, e, mais falsa ainda, de que realmente precisamos fazer tudo.
     Vale notar que até as interações que deveriam ser unicamente humanas são feitas por ferramentas tecnológicas: desejar um bom dia, dar felicitações - seja de aniversário, novo emprego, casamento - ou apenas dialogar. Essas ferramentas nos dão a falsa sensação de que estamos presentes em todos os momentos. E o pior é que, muitas vezes, acreditamos nissso, pois a falta de tempo que assola nosso dia a dia é o principal motivo de nossa ausência.
     No entanto, há aspectos positivos no uso das tecnologias: manter o contato com a família e amigos, estudar por cursos à distância, independência dos tradicionais meios de comunicação e informação são alguns pontos. Porém, devemos notar e entender que uma mensagem de parabéns não se equivale aos abraços; um SMS "eu te amo" não substitui um beijo intenso.
     Por fim, devemos nos policiar para que nossos atos não se pareçam com nossos "clicks": rápidos, automáticos superficial e superficiais. Mesmo com a impressão de tempo sempre escasso, devemos nos dedicar às interações e relações reais e humanas. E que na era do efêmero, os sentimentos e vivências sejam mais intensos.
 

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à concordância de número.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas como trata-se de uma dissertação, é interessante evitar o uso de primeira pessoa (ainda que do plural) e explorar mais dados concretos que ajudem a ilustrar o assunto e enriquecer a argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200