O alerta de Zigmunt - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 12/09/2016

Status:

Corrigida
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     O colonialismo foi um movimento das principais potências europeias (Portugal, Inglaterra, França, dentre outras) que tinha por base a busca por novas colônias, terras e riquezas. Na chegada do colonizador à nova terra, a relação humana se constituía em um fraco laço que era rompido na hora em que se colocavam interesses da Coroa em jogo. Apesar de passados alguns séculos, a sociedade contemporânea também demonstra os mesmos traços afetivos daquela época, ou seja, os vínculos de relacionamento não passam um emaranhado complexo de interesses na vida real e de um mero “curtir” na vida virtual dos seres humanos.

     Em termos contemporâneos, essa tendência da relação humana (fraca e instável) foi abordada como principal tema da obra “Amor Líquido”, do sociólogo Zygmunt Bauman. Nela, Bauman atesta que a atual rede de afeto entre as pessoas se dá de forma momentânea, e, também, sujeita ao rompimento por qualquer abalo que venha a sofrer. Ele também destaca que os indivíduos sentem dificuldade no convívio social já que não possuem a opção de se desconectar como há no mundo virtual, e por isso, não conseguem manter por muito tempo as suas amizades.

     O sociólogo acerta grandemente em suas colocações, pois os dados (que não mentem) dos centros de pesquisa demonstram a fragilidade nas relações humanas. Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os casamentos no Brasil duram cerca de 15 anos, ou seja, uma redução de dois anos comparada a 2007, quando a média do “até que a morte os separe” era de 17 anos. Já pelo lado do relacionamento virtual, não são necessários números para destacar o isolamento social provocado por aplicativos como “Whatsapp”, pois, hoje em dia, notamos pessoas lado a lado em determinado local, mas que não arriscam um contato verbal por estarem presas ao contato tecnológico.

     Portanto, os atuais laços de afetividade seguem o padrão do antigo colonialismo: cada um por si e Deus por todos, basicamente, (.) o individualismo ganha espaço em um mundo que, apesar de oferecer múltiplas formas de comunicação, convivência e amizade, insiste em levar e considerar apenas o lado particular. A conclusão de tudo é que cada vez mais surgirão pessoas que fazem da relação social uma forma de obter benefícios, o que desgasta e desfaz qualquer relação e a torna vulnerável perante crises. Claramente o que Zigmunt Bauman estava alertando.

Comentários do corretor


Bom texto! Aborta o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e muito bem desenvolvida, além de demonstrar domínio da norma padrão escrita.

Parabéns!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     1000


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200