O colonialismo foi um movimento das principais potências europeias (Portugal, Inglaterra, França, dentre outras) que tinha por base a busca por novas colônias, terras e riquezas. Na chegada do colonizador à nova terra, a relação humana se constituía em um fraco laço que era rompido na hora em que se colocavam interesses da Coroa em jogo. Apesar de passados alguns séculos, a sociedade contemporânea também demonstra os mesmos traços afetivos daquela época, ou seja, os vínculos de relacionamento não passam um emaranhado complexo de interesses na vida real e de um mero “curtir” na vida virtual dos seres humanos.
Em termos contemporâneos, essa tendência da relação humana (fraca e instável) foi abordada como principal tema da obra “Amor Líquido”, do sociólogo Zygmunt Bauman. Nela, Bauman atesta que a atual rede de afeto entre as pessoas se dá de forma momentânea, e, também, sujeita ao rompimento por qualquer abalo que venha a sofrer. Ele também destaca que os indivíduos sentem dificuldade no convívio social já que não possuem a opção de se desconectar como há no mundo virtual, e por isso, não conseguem manter por muito tempo as suas amizades.
O sociólogo acerta grandemente em suas colocações, pois os dados (que não mentem) dos centros de pesquisa demonstram a fragilidade nas relações humanas. Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os casamentos no Brasil duram cerca de 15 anos, ou seja, uma redução de dois anos comparada a 2007, quando a média do “até que a morte os separe” era de 17 anos. Já pelo lado do relacionamento virtual, não são necessários números para destacar o isolamento social provocado por aplicativos como “Whatsapp”, pois, hoje em dia, notamos pessoas lado a lado em determinado local, mas que não arriscam um contato verbal por estarem presas ao contato tecnológico.
Portanto, os atuais laços de afetividade seguem o padrão do antigo colonialismo: cada um por si e Deus por todos, basicamente, (.) o individualismo ganha espaço em um mundo que, apesar de oferecer múltiplas formas de comunicação, convivência e amizade, insiste em levar e considerar apenas o lado particular. A conclusão de tudo é que cada vez mais surgirão pessoas que fazem da relação social uma forma de obter benefícios, o que desgasta e desfaz qualquer relação e a torna vulnerável perante crises. Claramente o que Zigmunt Bauman estava alertando.
Comentários do corretor
Bom texto! Aborta o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e muito bem desenvolvida, além de demonstrar domínio da norma padrão escrita.
Parabéns!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 1000 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |