Em meio a tantas tecnologias que facilitam nossas vidas e que nos permitem uma comunicação com pessoas em qualquer lugar do planeta, verificamos que os laços de amizades estão cada vez mais fracos, assim como casamentos duram cada vez menos. Mesmo que a pessoa possua milhares de amigos em redes sociais, amigos de verdade para conversar, contar segredos, ajudar e receber ajuda, estão cada vez mais difíceis de achar.
Quem nunca ouviu a frase, “me sinto só em meio a uma multidão”? é É isso que está ocorrendo com as pessoas que não têm limite quanto ao uso de redes sociais. Em meio a tantos amigos virtuais, ou que se conversa a maioria das vezes somente pela internet, muitas vezes as pessoas sentem dificuldade até de convidar alguém para sair pra um cinema, por exemplo, manter um contato pessoal, já que as amizades feitas por meio da internet são muito superficiais.
As relações humanas estão cada vez mais flexíveis, devido ao número muito grande de contatos nas redes sociais, (.) as pessoas procuram amizades perfeitas e isso não é o que geralmente acontece no “mundo real”, pois as pessoas possuem diferenças e uma verdadeira amizade serve para que essas diferenças sejam combatidas. Nas páginas pessoais de redes sociais, as pessoas sentem a necessidade de colocar toda sua rotina, postando fotos e comentários que fazem parecer que tudo é perfeito, sem problemas.
Iniciativas de influenciar as pessoas a conversarem mais pessoalmente são importantes, por exemplo, em alguns bares e restaurantes possuem a seguinte frase: “é proibido conversar por aplicativos dos celulares, converse com seu amigo do lado”. Os pais e as escolas também têm um papel essencial para educar as crianças quanto ao uso de smatphones, estabelecendo o tempo de uso desses aparelhos e proibindo-o dentro da sala de aula, por exemplo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |