O mundo tecnológico propiciou um grande avanço nas comunicações, porque diminuem diminuiu as barreiras geográficas, principalmente devido ao acesso à internet, (;) mas cria criou um problema, os relacionamentos se tornaram virtuais, ou seja, superficiais*.
As pessoas, devidas esta superficidade nos convívios, fazem (com) que os vizinhos nunca tenham conversado pessoalmente, contribuindo para o afastamento ou a interação pessoal. Outro fato importante é (que), devido (a) este afastamento do relacionamento pessoal, o ser humano vai perdendo o aprendizado de interagir pessoalmente, (.) este fato faz com que as pessoas não saibam como resolver os problemas comuns do convívio, sendo expressos esta situação expressa através das separações, divórcios e o afastamento social.
O ser humano foi feito para viver em sociedade, diretamente com as outras pessoas. A falta de contato pode ocasionar doenças, como a depressão.
A sociedade precisa interagir mais pessoalmente, óbvia óbvio que as tecnologias são importantes, porém as pessoas necessitam do contato pessoal, (.) desta forma, evitará evitarão doenças mentais e saberão lidar melhor com os problemas cotidianos, evitando- os problemas supracitados.
Comentários do corretor
* Atente-se à coesão verbal. Você iniciou a argumentação usando pretérito, então este tempo verbal deve ser mantido até o fim da expressão completa da ideia.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), à grafia correta das palavras, à regencia verbal e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, porém é possível construir uma argumentação melhor estruturada e mais crítica, explorando dados pertinentes e atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |