O mundo está cheio de pessoas boas, se não encontrar uma, seja uma - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 09/09/2016

Status:

Corrigida
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Relacionamento significa a ligação afetiva, profissional ou de amizade entre pessoas que se unem com os mesmos objetivos e interesses.Um bom relacionamento se desenvolve quando há confiança, empatia, respeito e harmonia entre as pessoas envolvidas.Todo tipo de relacionamento envolve convivência, comunicação e atitudes que devem ser recíprocas. Quando uma das partes não desenvolve os atributos necessários para uma boa convivência, o relacionamento se torna difícil.

 

Hoje, ninguém tem mais tempo para cultivar os relacionamentos, seja, amoroso, profissional ou de amizade, (.) é muito comum ver pessoas se relacionando de forma superficial, sem compromisso nem respeito. No amoroso chamam de amizade colorida, ou relacionamento aberto. Onde as As pessoas envolvidas se relacionam sem afeto, sem lealdade e sem amor, só sexo*. No campo profissional, a adversidade torna a relação quase que impossível. (,) Pois, os colegas de trabalho, não são companheiros de jornada, são competidores, e se precisar um "puxa o tapete"** do outro sem a menor cerimônia.

 

Então, fica evidente que as relações humanas hoje, seguem em ritmos totalmente superficiais, onde não há confiança, respeito nem harmonia, só competição. Para, mudar isso é preciso convivência, diálogo,doação.É preciso tirar a resistência imposta pelo sistema e aceitar, que, sem amor, nada somos. O mundo está cheio de pessoas boas, se não encontrar uma, seja*** uma! É bom ter do nosso lado, pessoas verdadeiras, para contar, apoiar e amar. Um relacionamento verdadeiro é o nosso vinculo com Deus****!Se não há confiança, empatia, respeito e harmonia. (,) Não te demores.

Comentários do corretor


* É um argumento generalizante afirmar que em um relacionamento aberto não há afeto, lealdade ou amor. Há casos, inclusive já transmitidos em documentários em rede nacional de televisão, que desmentem esta argumentação. Cuidado com argumentação preconceituosa (feita sem conhecimento e pesquisa sobre o assunto, apenas com impressões negativas porque o comportamento foge ao padrão considerado comum).

** O texto dissertativo é formal. Se optar pelo uso de expressões coloquiais, como essa, o faça usando aspas.

*** O texto dissertativo é impessoal. Evite diálogo direto com o leitor.

**** O argumento que envolve aspecto religioso é aceitável, porém, do ponto de vista de persuasão, não é interessante, uma vez que, para os descrentes, a argumentação não surte efeito. Procure explorar argumentos mais técnicos e concretos, que independam de crença.

Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto, porém o faz de forma superficial. Além disso, as características do texto diferem do que é esperado em uma dissertação, que é um texto formal e impessoal. Esta redação assemelha-se mais a um artigo de opinião. Estude a diferença entre estes tipos de texto.

 

 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200