O desligamento pessoal - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 09/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

             Fica evidente que, com o avanço tecnológico as pessoas estão relacionando-se cada vez mais de forma superficial. A ausência do contato físico, o diálogo verbalmente, o sentimentalismo  e a falta do famoso ‘’cara a cara’’ vêm tornando-se presentes no cotidiano da população em geral.

             Com o avanço da tecnologia, os meios  de comunicação tornaram-se muito mais eficazes e rápidos, o que facilitou a comunicação entre pessoas. Por outro lado, esse benefício fez com que as pessoas aderissem ao contato superficial e virtual, sem relações sentimentais e pessoais.  

               Além disso, outros fatores que contribui contribuem para que isso ocorra é a falta de tempo dos indivíduos, e a importância que vem dando-se sendo dada aos status de personalidade ou a ostentação do ter, onde se mostra tudo o que se faz nas redes sociais. O vício em aplicativos como facebook, whatsapp, instagram e aplicativos de paquera, onde pessoas desconhecidas se tornam amigas ou até mesmo casal, também contribuem para esse fato.

                Dessa forma, fica claro que o relacionamento de forma superficial está presente no dia a dia de qualquer pessoa. Portanto, cabe a cada um fazer uma análise pessoal para que essas atitudes sejam evitadas e medidas possam ser tomadas, tais como: evitas evitar o uso excessivo das redes sócias sociais ou celulares, e relacionar-se de forma presente na vida de familiares e amigos. Também é possível, com a parceria de entre mídia, e sociedade e juntamente com o governo, a promoção promover de campanhas educativas, principalmente em escolas, para a conscientização de crianças, jovens e adultos, alertando sobre o assunto. Assim sendo, será possível uma sociedade mais presente, sensível, atenciosa e amável.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação,  à concordância de número (singular e plural),  à concordância verbal, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar um pouco mais dados concretos que possam ajudar a ilustrar o assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200