No livro "Ética a nicômaco", o filósofo grego Aristóteles dedica os capítulos livro IX e X para falar sobre a amizade,descrevendo-a como uma virtude extremamente necessária para a vida. Contudo, nos dias atuais, a falta de solidez nas relações sociais é uma problemática presente na sociedade.
No filme "Ela", o personagem Theodore (escritor solitário) se apaixona por um sistema operacional chamado de Samantha. Essa história incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia. Nesse sentido, o distanciamento físico em contrapartida do ao virtual vem diminuindo tanto pelo uso constante da tecnologia como também pelo individualismo pós-moderno que coloca o indivíduo com valor supremo e como unidade moral autônoma,enfatizando fortemente aspectos como viver sem depender do outro.
Tal impasse vivido no século XXI tem como consequência a falta de afetividade nas relações pessoais, como pode ser confirmado pela pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a qual aponta um aumento de 160% do número de divórcios no Brasil na última década. Cada vez mais as relações humanas estão se tornando flexíveis. Acostumados com o mundo virtual e com a facilidade de desconectar-se, as pessoas não conseguem manter um relacionamento de longo prazo .
Portanto, medidas são necessárias para solucionar tal impasse. Torna-se necessário necessária uma conscientização das pessoas para a importância da harmonia coletiva de uma sociedade, (.) para isso, parcerias público-privadas entre entidades do governo como Ministério da Educação, juntamente com o da Cultura, com entidades sociais como escolas e famílias, (devem ser firmadas para promover) realizando realização de palestras e publicando e publicação de propagandas instrutivas nas mídias,visando uma reeducação de hábitos,tendo como objetivo equilibrar as relações entre a sociedade e a tecnologia.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à concordância e regência verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |