Mais Amor, Por Favor - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 08/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A humanidade mudou, e hoje, os valores como ética, lealdade, amor e respeito não valem mais nada. Com a rapidez da tecnologia, caminha também a humanidade, onde nada mais é duradouro, e tudo e todos são descartados por modelos mais novos.

 

Os relacionamentos seguem de forma superficial, sejam, amorosos, familiares, profissional profissionais ou de amizade, (;) aquele amigo da infância não existe mais, aquela comida que só a mãe sabia fazer, não existe mais, aquelas brincadeiras nas ruas, também não. Hoje, é tudo diferente, parece que as pessoas não vivem o hoje. Estão sempre se preparando para o amanhã.

 

E quando o amanhã chega, eles elas esperam o próximo. E assim seguem robotizados robotizadas, como se o afeto tivesse sumido da Terra. Ninguém fala mais, bom dia, como vai você? Vocês está bem? As redes sócias sociais estão acabando com a realidade do mundo. As pessoas criam perfis perfeitos, e se relacionam com milhões de pessoas superficialmente, e no entanto, são incapazes de perceber a importância da família, de um amigo próximo e um colega de trabalho. É como se o corpo estivesse presente, mas, o espirito não.

 

É desumano ver o que o humano se tornou.Cada um só pensa em si, e a dor e o problema do outro, é do outro. A única pessoa neste século que faz a diferença, é o Papa Francisco! Ele faz alertas, mostrando para todos a importância dos valores verdadeiros. Amor, amizade, respeito, ética e moral.Quando o ser humano falha em sua responsabilidade, quando não nos preocupamos com a criação e com os irmãos, então a destruição ganha espaço e o coração torna-se árido.É preciso perder o espírito de resistência à mudança. E voltar a se relacionar com toda profundidade e verdadeiramente amar.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação,  à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto, porém mais à moda de um artigo de opinião do que de uma dissertação, pois os argumentos são majoritariamente sentimentais e um tanto exagerados - afirmar que o papa Francisco é a única pessoa que faz a diferença neste século, dentre 7 bilhões de pessoas, é um argumento muito questionável. Atente-se as características do texto dissertativo.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200