A efemeridade dos relacionamentos contemporâneos - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 08/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Terceira Revolução Industrial trouxe consigo avanços tecnológicos,esses avanços são uma constante em nossa sociedade, (.) apesar de todo toda essa modernidade, vemos que isso não contribui para as relações interpessoais,vivemos cada vez mais solitários.Por que isso ocorre?

A sociedade moderna prega o egoísmo e a individualidade, esses conceitos são  levados para  as relações humanas,pois se não vivemos harmoniosamente com outra pessoa,a descartamos assim como a uma mercadoria e buscamos um novo indivíduo,levando a considerarmos pessoas como  produtos,ambos sendo usados apenas  para satisfazer nossa expectativas.

Ainda que a globalização facilite a comunicação entre indivíduos,os relacionamentos são baseados no imediatismo,evidenciando a superficialidade do ser humano, (.) nossas relações são vazias de sentimentos,isto é, consideramos o amor passageiro,a amizade é momentânea,o homem contemporâneo prefere o sexo casual a ter que assumir um compromisso com outra pessoa.

Isso fica evidente no crescente número de divórcios, pois se nosso parceiro não está atendendo as às nossas expectativas,simplesmente o trocamos por outro e acabamos com aquela relação,além do aumento no número de pessoas com depressão e taxas altíssimas de suicídios,devido ao isolamento.

 Portanto, relacionamentos instantâneos,passageiros e o vazio existencial  são um fenômeno moderno,fruto da mentalidade individualista e egoísta,que prega apenas nos concentrarmos em nós mesmos, levando ao enfraquecendo enfraquecimento das relações humanas e facilitando o desenvolvimento de doenças ligadas a à solidão e ao isolamento dos indivíduos.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação,  à concordância de gênero (masculino e feminino), à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200