As técnicas de mumificação no antigo Egito, a formulação das leis básicas do universo por Isaac Newton ou o embasamento teórico de Albert Einstein em que iria culminar na formulação da bomba atômica são exemplos de que o homem, ao longo de sua jornada, sempre procurou estar a à frente do seu tempo, numa busca frenética pelo progresso. No entanto, é possível perceber que na atualidade, os avanços tecnológicos do ator social está estão provocando o retardamento das interações humanas, dificultando a socialização do indivíduo no contexto social.
Em primeiro exposto*, as tecnologias aplicadas aos meios eletrônicos facilitam a vida do cidadão na medida em que proporcionam agilidade nos processos de pagamentos de contas e na possibilidade de conhecer uma gama maior de pessoas. Em contrapartida, os constantes avanços no setor tecnológico induzem o indivíduo a se esconder atrás das telas de computadores e celulares , temerosos de mostrar sua verdadeira identidade social a outros cidadãos. Como resultado disso, temos um feedback negativo entre progresso e interação social – A a tecnologia inibe os cidadãos do convívio e da coletividade pela facilidade de se relacionar no meio virtual com outras pessoas sedentas pela possibilidade de aceitação social.
Ademais, a padronização do consumo possibilitada pelo modo capitalista de produção induz ao surgimento de padrões estéticos estabelecidos na sociedade.Nesse sentido, o ator social se sente excluído do seio social por não se enquadrar nos pré-requisitos da sociedade de consumo, sendo levado a recorrer a à superficialidade das redes virtuais como afago ao desprezo de uma minoria elitista e excludente. Nesse cenário, é preciso que as instituições sociais – por intermédio das ONG'S – possam formular debates ativos e palestras com psicólogos e sociólogos a respeito das diferenças como um elemento de unificação social, com o intuito de combater a timidez do interlocutor pelo medo de ser rejeitado no circulo social.
A esfera tecnológica deve atuar na propagação de eventos culturais que levem as pessoas a se conhecerem fisicamente. Dessa forma, a tecnologia deve ser uma ponte entre o conhecimento prévio no âmbito virtual e o aprofundamento das relações humanas no ambiente real. Por fim, o setor familiar deve estar mais atento ao cotidiano do indivíduo, com o objetivo de sempre realizar conversas que propiciem a diminuição da timidez desse (,) além de levar o a ator social a eventos que reúnam várias pessoas na intenção de acrescentar e fortalecer os laços coletivos de sociabilidade.
Comentários do corretor
* Essa construção não faz sentido.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à regencia verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |