- Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 07/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os avanços dos meios de comunicação modificaram as relações humanas. Embora as redes sociais estreitem as distâncias entre as pessoas, as interações sociais estabelecidas no meio digital são superficiais e suscetíveis ao fenômeno da descartibilidade descartabilidade. Portanto, a realidade é que, no mundo contemporâneo, a ideia de integração entre os homens é ilusória e baseada em relações de baixo comprometimento com o “outro”, contribuindo, assim, para a formação de sociedades frias e distantes.

Ainda que redes sociais, como Facebook e WhatsApp, permitam que milhões de pessoas conversem e troquem informações em tempo real, as relações virtuais são frágeis porque carecem da troca de olhares sinceros e do contato direto. Além disso, essas redes contribuem para a descartibilidade descartabilidade humana: basta um clique para que uma pessoa seja excluída ou bloqueada, de modo que as pessoas deixam de cuidar ou se importar com as outras instantaneamente.

Outro fato que, também, colabora para a superficialidade dos relacionamentos é o estilo de vida contemporâneo associado ao excesso de novidades materiais. A rotina atribulada diminui o tempo disponível para se estabelecer laços firmes dentro ou fora do lar, enquanto as novidades tecnológicas consomem grande parte da atenção da população, com destaque para os adolescentes. Assim, como apontado pelo sociólogo polonês Bauman, as relações humanas tornam-se líquidas e impera a conveniência entre as pessoas.

Por isso, é importante que a sociedade disponibilize maior tempo para a construção das relações, dando prioridade para o contato pessoal e para a qualidade dos diálogos. Também, o uso das redes sociais carece de cautela, a fim de impedir o isolamento digital e permitir, de fato, o estreitamento dos relacionamentos. Desse modo, as interações humanas serão mais consistentes e sem data de vencimento.

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     950


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200