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Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 07/09/2016

Status:

Corrigida
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Com o advento da Globalização, estar conectado ao que o mundo moderno oferece, seja por um smartphone ou um videogame de última geração, parece estar mais próximo da realidade social. Contudo, a fatídica perda de laços mais genuínos nas relações já era pregada pelo historiador, Alexander Soljenítsin, quando o mesmo afirmou que a pressa e a superficialidade seriam as doenças do século XXI.

A sociedade vive uma correria infernal. Na maioria das famílias, marido e mulher, têm atividade profissional estressante, e quando retornam para suas casas, sentam-se defronte o televisor e não conversam. Os filhos, sobrecarregados de tarefas curriculares ao longo do dia, trocam qualquer forma de relação com os familiares por algumas horas de interação com jogos eletrônicos. Para compensar a fatigante luta diária, consomem. Compram o que necessitam e, principalmente, supérfluos. Preenchem o lado material em detrimento do relacionamento interpessoal. 

Segundo a Teoria da Savana, nossos ancestrais, -apesar de serem individualistas-, necessitavam de um círculo social com cerca de até 150 membros. Isso propiciava aos integrantes do grupo estarem sempre mais próximos para as casualidades do cotidiano. Entretanto, na sociedade contemporânea, esse grupo de pessoas pode-se resumir a centenas de membros, o que torna, na maioria das vezes, num contato distante. E, quando essa interação se restringe apenas às mídias sociais, a relação se torna supérflua por, em muitos casos, visarem somente laços estreitos de "troca de likes".

Ademais, é necessário que a sociedade entenda que estar conectado faz parte do processo de Globalização. No entanto, é preciso também saber equilibrar os momentos de interação entre a atmosfera real de e a virtual. Em contrapartida, o Ministério da Educação, em conjunto com as instituições de ensino, devem implantar políticas públicas no âmbito escolar, promovendo conteúdos que façam os alunos refletirem sobre a atual condição das novas tecnologias nos relacionamentos.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à concordância verbal e de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200