Publicidade e nossas relações - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 05/09/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A publicidade é uma ferramenta importante, pois com ela, anunciamos os mais variados produtos, eventos e etc. Porém, a publicidade não surgiu nos últimos tempos, pois ela existe desde da época do início dos jornais de papel, no século XVII, com fins comercias. No século XX, com a invenção dos rádios, a publicidade passou a ser também emitida oralmente, com anúncios costituídos de frases rápidas e fácil interpretação, e no mesmo século, com a invenção da televisão, a publicidade passou por uma grande inovação, pois passou a ser transmitida também nas televisões, (.) porém, estamos relacioando relacionando de forma superficial?

    A nossa relação com a publicidade não é apenas superficial, pois somos clientes, em que a publicidade tenta chamar nossa atenção com os mais variados tipos de anúncios e comercias, a para comprar aqueles produtos, muitas vezes sem necessidade, porém o que importa para as empresas, é somente o lucro, quanto mais pessoas compram produtos, maior é o lucro. Temos um exemplo como exemplo celulares de última geração, as empresas tentam convencer as pessoas a comprarem o celular caro com anúncios e comercias criativos, e então as pessoas compram muitas vezes só por comprar, não tendo necessidade, ou seja, temos uma relação profunda com a publicidade.

     As pessoas deveriam parar para pensar, avaliar a(s) sua(as) necessidades, avaliar os produtos em várias marcas e, enfim, adquirir os adquiri-los com consciência, pois assim, elas não estarão comprando sem necessidade ou só por vaidade os produtos caros. Porém, o que vemos é a publicidade manipulando as pessoas a comprarem produtos caros por causa da marca. A publicidade desafia até mesmo os psicólogos que estudam os efeitos dessa ferramenta nas nossas mentes. Enfim, as autoridades estão de olhos abertos nessa área e estão regulamen-tando regulamentando os anúncios e comercias a fim de evitar alguns exageros. Lembre-se, analisem as suas necessidades e comprem com consiência.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego de preposições e à coesão frasal.

Você não compreendeu o tema proposto. A questão era sobre relações interpessoais "estamos nos relacionando", e não sobre nossa relação com a publicidade, que foi citada no texto introdutório da proposta apenas para ilustrar a velocidade das mudanças em nossas vidas. Interpretar corretamente a proposta também é parte da avaliação. Por não tê-lo compreendido de fato, houve fuga ao tema, o que zera a redação no Enem e em outros processos seletivos.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 0 Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 0 Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 0 Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 0 Nível 0 - Não articula as informações.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     0


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200