Com a terceira revolução industrial, o mundo contemporâneo se viu frente a inovações tecnológicas que permitiram a globalização, com o fito de reduzir as fronteiras entre as pessoas e manter um maior vínculo entre elas. No entanto, devido a esse acesso ao mundo virtual, as pessoas passaram a desvalorizar o diálogo e o contato pessoal para valorizarem o mundo material, aumentando, assim, a necessidade do ter e não do ser.
Famílias estão em crise, pessoas estão sozinhas, filhos se tornam incompreendidos devido a à atual situação das relações interpessoais, que se tornam preocupantes, já que as pessoas estão cada vez mais se enquadrando na filosofia de Jean Paul Sartre de que "o inferno são os outros" e, a partir disso, se afastam um uns dos outros, as amizades vão sendo menosprezadas e todos se tornam ainda mais individualistas, tentando encobrir que são seres humanos falhos através das redes sociais, onde deixam transparecer suas vidas "perfeitas".
Vale salientar que uma das principais causas para o detrimento dos relacionamentos é o engrandecimento do dinheiro, afinal as pessoas passam mais tempo em seus trabalhos do que dialogando com sua família e amigos. Esse é o fruto do capitalismo, onde o nível de bateria de um celular é mais duradouro que os vínculos pessoais.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Segundo Aristóteles, o homem é um animal social, por isso é necessário se desvincular das redes sociais e tecnologias, e se dedicar à família e às amizades; deixar o "ter" de lado e procurar o "ser" e o "saber", tendo a consciência de que o sentimentalismo é mais importante que o materialismo.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível aprofundar um pouco mais a discussão, explorando dados atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |