Um novo século, um novo relacionamento - Banco de redações


Estamos nos relacionando de forma superficial?

Enviada em: 05/09/2016

Status:

Corrigida
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   O cotidiano de muitas pessoas está inserido no mundo contemporâneo, e em milhares de informações são propagadas diariamente. Para tanta dinâmica, poucos são os indivíduos que leem realmente o que está escrito e refletem sobre isso, gerando, assim, uma sociedade que mantem relacionamentos superficiais por causa do contexto mundial globalizado. Esses relacionamentos possuem suas causas e consequências.

   Faça, tire, compre, pague são alguns dos verbos do imperativo que rondam o cotidiano da maior parte da população mundial. O marketing e as suas propagandas podem estar inseridas de formas sutis, gerando o consumismo, no qual comprar não é uma necessidade, mas um desejo, um prazer. É isso que os comerciais fazem ao associarem um produto com algo que traga a felicidade. Outra causa de relacionamento superficial entre os indivíduos é a internet, local onde milhares de pessoas estão presentes, diariamente, preocupadas com curtidas, compartilhamentos, visualizações, onde os amigos podem ser milhares ou milhões, mas poucos são os usuários que possuem amizades sólidas fora das redes sociais.

   Como consequência, as relações se tornam superficiais, pois são poucas as pessoas que trocam confidências, que se comunicam, pessoalmente, com frequência, que estão felizes com as roupas, e celulares das coleções passadas. Por isso, a doença que mais mata no atual século é a depressão, muitos são os indivíduos que possuem uma vida ativa com consumismo, redes sociais, mas são solitárias solitários em seus lares.

   É evidente, portanto, que grande parte da população está se relacionando de forma superficial. Por isso, para a diminuição desse tipo de relacionamento entre os indivíduos, serão necessárias mudanças. Para isso, o Estado deve intervir no dinamismo do marketing, diminuindo as divulgações das propagandas e as modificações excessivas nos produtos. É preciso, também, a escola com que psicólogos façam palestras nas escolas desde os primeiros anos de vida escolar, sobre a superficialidade das redes sociais, e a importância de cultivar relações duradouras para a saúde do indivíduo.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego de preposicções, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200