Na atual onda tecnológica em que vive a sociedade, as relações virtuais estão se sobressaindo em detrimento das “ reais”. É comum hoje numa família, vê ver as pessoas reunidas em uma sala, mas cada um no seu mundo particular; ou seja, um “coletivismo individual”.
A ideia de coletividade está inteiramente ligada ao ato de relacionar-se com o próximo, porém, hoje, o conceito de coletivo foi deturpado, as pessoas estão se relacionando cada vez mais de forma tênue. Antigamente, prezava-se pela conversa “olho no olho”, a reunião familiar era tida como imprescindível, o casamento, inviolável, (;) atualmente, os divórcios são cada vez mais frequentes, qualquer crise na relação é motivo para separação. Todas essas mudanças causam problemas na sociedade.
A falta do “ cara a cara” aumente aumenta a individualidade, por conseguinte, o indivíduo fica mais propenso ao isolamento. A conversa familiar evita problemas como as drogas. O aumento no número de divorciados traz umas série de dilemas, pois, as pessoas buscam sempre um amor perfeito, este, não existe, perfeito é fazer o amor durar.
Enfim, a carência de relações na sociedade é uma problema que deve ser combatido com medidas como a participação de pais em aulas especiais nas escolas, que visem mostrar a importância da união. Por fim, como disse Oscar Wide “ O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |