Ao contrário do que muitos pensam, a modernidade, os recursos digitais e a facilidade de comunicação não aproximaram as pessoas totalmente, mas podem até serem motivos para o distanciamento e desgaste do relacionamento entre elas. É preciso reconhecer que uma amizade ou união conjugal não pode ser baseada em aparências ou descartada como uma peça de roupa que não é mais desejada.
Em primeira instância, as redes sociais, muitas vezes, não contribuem para a consolidação das relações verdadeiras e duradouras. De fato, é comum ter muitos amigos no facebook e instagram, porém, essas amizades tendem à superficialidade, porque a há a ideologia de que dividir problemas ou momentos difíceis prejudica a aparência, e quando um usuário é questionado sobre suas atitudes ou não quer mais um amigo, esse pode ser excluído rapidamente por aquele.
Ademais, o vínculo das relações é banalizado pela sociedade moderna e segundo Karl Marx, filósofo alemão, o ser humano sofre um processo de coisificação e os produtos, reificação. Assim, grande parcela da população valoriza a aquisição de bens materiais, a socialização com familiares fica em segundo plano e essa realidade corrobora para o desenvolvimento de problemas como depressão, porque os laços familiares podem se deteriorar facilmente e os carros do ano não superam a necessidade do ser humano de viver em grupo.
Em suma, a fragilidade e superficialidade caracterizam o convívio de muitos integrantes da sociedade. Para atenuar esse problema, a população pode criar campanhas, por meio das mídias sociais, para incentivar a prioridade dos laços afetivos e a importância do ser humano acima de objetos de consumo. Além disso, os profissionais da saúde que atuam nas ONGs podem divulgar e prestar auxílio para os indivíduos com dificuldade de desenvolver vínculos saudáveis com o próximo e são acometidos pela depressão.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, com bom domínio da norma padrão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 1000 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |