À Com a criação da internet na década de 1960, pelos militares americanos, que visava à a vinda de um meio de informação que se desenvolvesse em diversas direções, tornou-se mais fácil a comunicação. No entanto, a facilidade desse acesso resultou em uma população, muitas vezes, alienada e com formas de se relacionar com o próximo cada dia mais fracas ou frias.
Para o Filósofo Bauman, as relações humanas terminam tão rápido quando quanto começam, (.) diante disso, à a população, com o efeito das tecnologias (TVs, computadores e celulares), acaba se isolando por manter uma vida social dentro da internet,sendo prejudicada, já que isso poderia levar à a doenças como obesidade, depressão, (;) mas também nos deixaria à mercê socialmente fora dessas tecnologias, sem relações harmoniosas, carinhos ou contato físico, (.) sendo assim, as pessoas estão ficando superfíciais superficiais, com atitudes mais contidas.
Contudo, a comunicação pode ser facilitada para indivíduos tímidos, que se vêem mais livres de para opinar, sem serem julgados ou vistos, estando em anônimato anonimato, por exemplo. Porém, se o recurso da internet for utilizado demasiadamente,poderão afastar as pessoas, devido ao capitalismo exacerbado, que torna à a sociedade dinâmica e corrida, e ignora nossa vida pessoal.
Em decorrência disso, cabe ao povo manter uma ligação equilibrada entre os meios de comunicação e à sua vida pessoal. O MEC poderia levar pedagogos ou psicólogos para fazer palestras nas escolas mostrando como é importante e essêncial essencial na vida dos indivíduos seu vínculo com o próximo. Cabe também à Receita Federal, com os impostos obtidos, liberar acesso gratuíto gratuito, para pessoas que sofrem com timidez, principalmente, de a psicólogos que possam ajudá-los a viver sociáveis socialmente. Vale ressaltar, ainda, que as pessoas precisam confiar mais nas outras e deixar de se restringirem socialmente, buscando amizades sempre, assim não perderemos o legado da convivência entre as pessoas na vida real
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível tornar a argumentação melhor embasada, com dados e estatísticas que possam ajudar a ilustrar o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |