Mediante o contexto olímpico, pode-se perceber que a prática esportiva abrange causas muito maiores que, simplesmente, o entretenimento. Tal prática é benéfica tanto no físico quanto em aspectos sociais, (.) em virtude disso, esta mostra-se digna de valor e consideração.
É indubitável que o esporte seja uma ótima forma de entretenimento e diversão. Todavia, há quem considere-o como importante instrumento para a formação de valores, socialização e desenvolvimento humano. Além disso, ele ensina-nos o companheirismo, o espírito em de equipe, fazendo com que saibamos agir em grupo.
Outrossim, ao passo que a sociabilidade por meio dos jogos esportivos seja algo histórico, desde a Grécia Antiga, quando milhares de pessoas diferentes se reuniam em razão de um motivo: a diversão; esta prática contribui como uma importante ferramenta de inclusão social. Ao tirar jovens das ruas e das drogas, ela também ajuda na segurança pública e no futuro das crianças.
Destarte, diante dos termos supracitados, evidencia-se, portanto*, que a prática esportiva trata-se de é uma ferramenta essencial para a formação de valores, socialização e desenvolvimento humano, além de sua capacidade includente socialmente ao tirar jovens da rua e das drogas. Desta forma, conclui-se que o aprendizado do esporte vai muito além de simples golpes, passos ou jogadas.
Comentários do corretor
* Evite introduções de parágrafos tão longas. Seja mais objetivo.
Atenção à pontuação, ao emprego de preposições e à objetividade na escrita.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar em uma discussão mais ampla e abrangente sobre o assunto. Além disso, na ânsia de usar um linguajar rebuscado (o que não é recomendado), o texto acabou ficando prolixo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |