O esporte: uma ferramenta includente - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 25/08/2016

Status:

Corrigida
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Mediante o contexto olímpico, pode-se perceber que a prática esportiva abrange causas muito maiores que, simplesmente, o entretenimento. Tal prática é benéfica tanto no físico quanto em aspectos sociais, (.) em virtude disso, esta mostra-se digna de valor e consideração.

É indubitável que o esporte seja uma ótima forma de entretenimento e diversão. Todavia, há quem considere-o como importante instrumento para a formação de valores, socialização e desenvolvimento humano. Além disso, ele ensina-nos o companheirismo, o espírito em de equipe, fazendo com que saibamos agir em grupo.

Outrossim, ao passo que a sociabilidade por meio dos jogos esportivos seja algo histórico, desde a Grécia Antiga, quando milhares de pessoas diferentes se reuniam em razão de um motivo: a diversão; esta prática contribui como uma importante ferramenta de inclusão social. Ao tirar jovens das ruas e das drogas, ela também ajuda na segurança pública e no futuro das crianças.

Destarte, diante dos termos supracitados, evidencia-se, portanto*, que a prática esportiva trata-se de é uma ferramenta essencial para a formação de valores, socialização e desenvolvimento humano, além de sua capacidade includente socialmente ao tirar jovens da rua e das drogas. Desta forma, conclui-se que o aprendizado do esporte vai muito além de simples golpes, passos ou jogadas.

Comentários do corretor


* Evite introduções de parágrafos tão longas. Seja mais objetivo.

Atenção à pontuação, ao emprego de preposições e à objetividade na escrita.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar em uma discussão mais ampla e abrangente sobre o assunto. Além disso, na ânsia de usar um linguajar rebuscado (o que não é recomendado), o texto acabou ficando prolixo.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200