O século XX ficou marcado com a popularização dos grandes eventos esportivos, como as Olímpiadas e Copa do Mundo. No contexto brasileiro, o futebol ganhou significativo destaque, pois permitiu que diversas pessoas, de distintas classes sociais e etnias, pudessem seguir uma carreira de sucesso, além de promover a geração de milhares de empregos de forma direta e indireta.
O futebol é o esporte que mais colaborou para a ascenção social neste país. Jogadores como Ronaldo Fenômeno e Dada Maravilha, saíram da periferia do Rio de Janeiro para se tornarem ídolos do esporte. Ademais, o futebol movimenta milhões de reais todos os anos, por meio de transmissões televisivas, venda de produtos esportivos e ingressos, nos quais, geram uma quantidade significativa de empregos. Desse modo, conclui-se que este esporte merece receber uma atenção maior, por parte de nossas autoridades.
Entretanto, a popularização do futebol trouxe para a sociedade um novo problema : A a briga entre algumas torcidas organizadas ! A situação chegou em um grau de risco elevado, visto que em algumas cidades, clássicos regionais ficaram temporiariamente proibidos de serem realizados com a presença de duas torcidas, vide o clássico mineiro entre Atlético e Cruzeiro. Isto implica em consequências negativas para o mercado, pois afasta dos estádios, uma grande parcela do público consumidor.
Portanto, para o aperfeiçoamento deste esporte, é necessário que o governo, em parceria com a iniciativa privada, promovam novos investimentos, em regiões, onde o futebol ainda é praticado de forma amadora. Além disso, é importante que se crie uma delegacia especializada em grandes eventos esportivos, para que os problemas relativos à violência sejam amenizados de forma mais eficiente, excluindo os baderneiros. O futebol já nos ensinou que desenvolvimento econômico e social, podem sim, andar juntos.
Comentários do corretor
O texto não aborda o tema proposto. A pergunta central é: "o que podemos aprender com a prática esportiva?". A redação ficou restrita a um tipo de esporte, e não explorou os aprendizados que ele nos traz, mas sim outros aspectos fora de contexto.
A fuga ao tema zera a redação no Enem e em outros processos seletivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 0 | Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 0 | Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 0 | Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 0 | Nível 0 - Não articula as informações. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 0 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |