No que se refere ao que podemos aprender com a prática do esporte, é possível afirmar que a prática esportiva ela promove a inclusão, bem como, a formação de valores e o próprio desenvolvimento humano. Isso se evidencia não apenas por possibilitar que qualquer segmento da sociedade possa praticar tal modalidade e tornar esta uma promoção para sua vida, mas também por ser um meio de mobilização de inclusão ao reunir pessoas de diferentes crenças, culturas e etnias.
Atletas como, a brasileira Rafaela Silva e, a estadunidense Simone Biles sofreram com o preconceito e tiveram dificuldades tanto financeiras quanto familiares, mas encontraram no esporte uma motivação para continuar tentando e servirem de inspiração para tantas outras pessoas que passam por dificuldades semelhantes. Evidenciando Evidenciaram a importância do esporte na formação da autoestima, da superação de problemas, e também como um instrumento de reabilitação dos jovens e adolescentes que através dele saem das ruas e se tornam pessoas melhores.
Além disso, o esporte é uma ferramenta de cooperação, socialização, de formação de respeito ao próximo, enfocando a construção da cultura de paz e o combate à discriminação de gênero. As olimpíadas mostram essa ideologia, onde pois reúnem pessoas com diferentes culturas, crenças, e origens etno-raciais em na ideia primária de unir todas as nações do mundo por meio dos esportes, e dessa forma promover a união dos povos. (,) Assegurando o ato constitutivo da UNESCO (1945) que diz, “se a guerra nasce na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser construídas as defesas da paz”.
Desse modo, todas as nações devem amplamente continuar e aprimorar o investimento na educação, tendo como enfoque a promoção do esporte. As instituições educativas devem promover modalidades esportivas que suscitem o convívio de socialização e respeito de seus integrantes. (,) Para que enfim seja construída uma sociedade mundial que repeite as diferenças para atingir uma igualdade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego devido de pronomes, preposições e advérbios e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |