Determinação, foco e sede de competição: nada poderia caracterizar melhor o espírito esportivo que se constatou nas Olímpiadas Rio 2016. As histórias de superação aliadas as às singularidades de cada competidor trouxeram ao mais vasto público uma análise indireta da sociedade.
Em outras palavras, o esporte pode ser tratado como um microcosmo das relações sociais. Independente da modalidade, o atleta depara-se com o desafio da convivência, seja consigo mesmo, o adversário ou a própria equipe, de maneira análoga ao que enfrenta cada cidadão na sua própria realidade diária.
O velocista que faz uso do dopping para vencer, o maratonista que auxilia seu competidor numa queda, a determinação justa da judoca em vencer uma partida: todos esses atos transcendem os campos esportivos para a vida cotidiana. Aquele que burla as regras no jogo pode ser o mesmo que usa de artimanhas maldosas no trabalho para alcançar a promoção.
O esporte é, logo, meio de disciplina, desde que se atente às questões psicológcas e às relações sociais presentes na sua prática.
A Educação Física, muitas vezes negligenciada nas escolas, deve ser, pois, principal veículo para o esporte agir além de forma de diversão. Através dessa matéria, os professores podem acompanhar o comportamento de seus alunos, utilizando a prática esportiva como forma de análise e molde da personalidade de crianças e adolescentes, auxilando, até mesmo, no desempenho destes nas salas de aula. Assim, o esporte pode sair das quadras esportivas e ser determinante para polir futuros caráteres.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, com uma boa analogia como base argumentativa.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 950 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |