A prática de esportes é importante, pois ensina a determinação para o alcance de metas e desenvolve o senso de organização, além de contribuir para a superação dos próprios limites.
Para que um atleta alcance o primeiro lugar em uma competição, é necessário que ele tenha muita determinação e seja organizado, porque acordar cedo, ter uma alimentação saudável e treinar todos os dias é essencial para chegar ao seu objetivo.
Porém, mesmo com todos esses esforços, nem sempre é possível vencer os obstáculos, mas a vontade de superar as barreiras e vencer faz com que o esportista ultrapasse os seus limites e se esforce mais para conseguir o que tanto almeja.
E esses esforços e aprendizado servirão também para a vida em sociedade, já que no cotidiano há várias competições como os vestibulares, concursos públicos e disputas por promoções de empregos.
Diante disso, é importantíssimo que o governo brasileiro desenvolva projetos esportivos nas escolas e comunidades, disponibilizando profissionais capacitados e espaços bem equipados para que as crianças possam se exercitar e ser estimuladas desde cedo, garantindo com isso cidadãos mais preparados para a vida em sociedade.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e simples, porém eficiente, coerente e crítica, além de demonstrar bom domínio da norma padrão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 950 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |