Em agosto de 2016, o mundo assistiu ao maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos, sediados no Rio de Janeiro. Nessa perspectiva, é evidente a importância que o esporte tem diante da sociedade, tornando-se um instrumento de aprendizado e lazer.
Pesquisas informam que o esporte é fundamental no ciclo de crescimento dos jovens, além de ser recomendado a todos os cidadãos, independente de idade, sexo ou etnia. Assim sendo, a prática esportiva ajuda a desenvolver várias capacidades físico-mentais do ser humano, como, por exemplo: a socialização; o trabalho em equipe; a autoestima; a disciplina e vários outros benefícios.
No entanto, segundo as estatísticas de uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, atletas de esportes de contato, como lutas e futebol americano, têm 40% a mais de chances de entrar em brigas e conflitos. Analisando os dados, pode-se salientar que o esporte, dependendo do indivíduo, influência influencia no comportamento agressivo e de na rivalidade de seus praticantes, sendo uma grande problemática.
Portanto, nos casos de agressividade no meio esportivo, os atletas devem ter um acompanhamento pedagógico e psíco-terapeuta psicológico, para evitar futuras tensões. Ademais, a Secretária do Esporte deve sempre incentivar a população a praticar esportes, por intermédio de campeonatos, torneios e centros interativos. Dessa maneira, a sociedade poderá usufruir ainda mais desse excelente instrumento de lazer, saúde, e aprendizado, que é o esporte.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível desenvolver um pouco mais a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |