Introdução ás* atividades físicas - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 24/08/2016

Status:

Corrigida
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 O coração está fraco, a alimentação está péssima, bateu o cansaço e anda meio desmotivado? Nada melhor que treinos, exercícios físicos e práticas esportivas para potencializar todo o organismo, a mente o corpo e o espírito.
   As atividades como malhação, artes marciais e atletismo, entre várias outras, funcionam da seguinte forma no ser humano:
primeiro como desafio: ; o individuo é forçado a sair da sua zona de conforto e quando entra numa área ainda desconhecida termina por adquirir mais auto-confiança e coragem. Num segundo plano, aquele que exercita é forçado a esforçar-se por ter disciplina para não ver o seu trabalho estagnado ou mesmo em regresso. Em um terceiro aspecto, superado superada a zona de conforto e conquistado conquistada a disciplina, o atleta passa agora a ganhar verdadeiros rendimentos físicos que aumentaram o seu rendimento social, de trabalho e até mesmo amoroso . É maravilhoso.
   Os exercícios feitos de forma equilibrada aceleram o coração, deslocando oxigênio para todo o organismo. Força o pulmão a trabalhar, portanto a respiração trabalha com mais eficácia e o coração trabalhando com mais esforço também ganha eficiência. É por isso que todo o atleta, diferente de pessoas comuns, quando pára de exercitar, seu ritmo cardíaco é bem menor que o de uma pessoa normal. E para concluir com chave de ouro, são liberadas no cérebro várias substâncias como serotonina, endorfina, entre tantas outras que geram no indivíduo uma sensação de prazer única. Essas substâncias melhoram também o humor do ser humano, o que faz levar a vida de uma maneira mais leve, agradável e feliz. É incrível.

   Não pode-se deve-se esquecer que existem pessoas que treinam demais e também se aproveitam de substâncias que fazem mal ao organismo. Isso é algo que deve ser estritamente evitado. Até mesmo nas olimpíadas desse ano de 2016 no Rio de Janeiro, os alguns russos foram proibidos de participar, pois descobriu-se um esquema em que o próprio governo contribuiu com o doping por meio até de cientistas. O ideal é fazer as práticas com um acompanhamento profissional. Maximizar os treinos e minimizar os riscos.
   Qualquer lugar é razoável para fazer exercícios, começando com o aquecimento e o alongamento e concluindo com a atividade de fato e mais o alongamento final. Sejam flexões, barras, caminhadas, todos contribuem de alguma forma para a saúde física e psíquica, por meio de várias substâncias liberadas nos treinos e por uma mudança habitual nas atividades.
Portanto, é ótimo fazer das práticas esportivas com  os grandiosos eventos olímpicos, uma atividade habitual em nosso dia-a-dia, para ter uma vida saudável, alegre e feliz.

Comentários do corretor


* às

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao emprego da crase e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto, porém está mais semelhante a um artigo de opinião do que a uma dissertação. Seja objetivo, impessoal e formal. Adjetivos em excesso não condizem com esse contexto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200