É inquestionável que, na atualidade, a atuação dos brasileiros na área esportiva, são de registra baixos índices, pelos brasileiros, tornando-se um problema. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, os esportes são maneiras de educar e reeducar a sociedade. Nesse sentido, o aspecto histórico-cultural, faz-se relevante, (.) segundo a história, a segunda guerra mundial, causou muitos prejuízos as às cidades, tornando-as, totalmente destruídas por esse conflito, (.) entretanto, a Grécia, visualizou o transtorno em sua pátria e deu estrutura aos jogos olímpicos, com o objetivo de obter paz, respeito, solidariedade e bons princípios entre os homens. Nações, compreenderam o fenômeno do esporte e o organizaram em seus países. Em consequência disso, vê-se, a todo instante, os atletas sendo reconhecidos pelo seu trabalho, e combatendo para se obter um mundo melhor, seguindo o que Mário Sérgio Cortella disse: '' É necessário cuidar da ética, para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal", porém, há paises não desenvolvidos, e não tem rercursos de preparar um evento como esse e são vítimas de preconceito, intolerância e do etnocentrismo, sendo preciso ampliar essas diferenças. Diante dos argumentos supracitados, é dever do estado, estimular essas habilidades com valores morais, por meio das escolas, capacitando os professores de ensino fundamental e médio, a fim de formar esportistas educados. Some-se a isso, oportunidades para engressarem nessa profissão, com projetos que busquem por esses indivíduos, no intuito de expandir jogadores, excelentes e brasileiros no esporte.
Comentários do corretor
O texto não aborda o tema proposto, que é o que se pode aprender com a prática esportiva, e não a sua história e sua atualidade. Leia a proposta com atenção e atente-se ao que foi pedido. Essa interpretação faz parte da avaliação.
Fuga ao tema zera a redação no Enem e em outros processos seletivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 0 | Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 0 | Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 0 | Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 0 | Nível 0 - Não articula as informações. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 0 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |