Nossa sociedade está cada vez mais tecnológica e globalizada. Esses fatores acentuam o sedentarismo e estreitam o contato entre nações fisicamente distantes, pois o homem moderno exercita-se menos para cumprir suas necessidades diárias e porque houve uma evolução nos meios de comunicação e do transporte. Sedentarismo e conflitos internacionais são dois problemas globais que os Jogos Olímpicos podem atenuar.
Atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais pessoas morrem por consequências de hábitos sedentários, como o infarto, do que por doenças contagiosas como ebola, HIV ou dengue. Essa tendência está correlacionada com o nível educacional de uma nação, visto que trabalhos intelectuas tendem a exigir menores esforços físicos. Soma-se a popularaziração popularização dos transportes individuais iniciado iniciada pós Revolução Industrial e a meta estabelecida pela OMS de trinta minutos diários de exercício físico por indvíduo, que reduziriam pela metade as mortes por disfunções cardiovasculares, parece cada vez mais distante de se tornar realidade.
Outra característica da sociedade contemporânea são as disputas internacionais de influência e comércio, frutos do imperialismo. É possível perceber a magnitude das Olimpíadas acerca da união entre as nações com o fato ocorrido neste ano, onde duas atletas oriundas das duas Coreias, politicamente rivais, tiraram uma foto juntas amigavelmente. Os jogos apontam as semelhanças entre os homens, criando um sentimento "Pan-nacionalista", relembrando que, acima das diferenças, somos todos humanos com desejos e sentimentos.
Proveniente desse sentimento de união floresce o espírito olímpico. Pautado em valores éticos e morais do esporte, ele traz consigo a sensação de que competir, interagir com todas as nações do globo e superar os próprios limites é mais relevante do que vencer o outro, onde existiriam vencedores e perdedores.
Esse gigantismo olímpico que mistura credo, nacionalidades e culturas é capaz de promover uma aproximação entre os povos que pode evitar guerras. E com a disseminação da cultura do esporte promovemos o desejo ao exercício. Como consequência notamos a elevação da saúde e a redução de conflitos.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título
Atenção à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. Atente-se apenas às características da dissertação, evitando uso de primeira pessoa, ainda que do plural.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |