Os resultados do esporte - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 22/08/2016

Status:

Corrigida
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É notório que o homem do século 21 vem deixando de lado as práticas de esporte, o que muitas vezes acarreta em um estilo de vida sedentário, doenças e a falta de capacidade de relações interpessoais, (.) entretanto, com a o maior evento esportivo sendo realizado no Rio de janeiro, é natural que ocorram debates sobre a importância do esporte na formação de um cidadão e na manutenção da saúde dos mesmos.

Tendo como primeira análise o âmbito da saúde do indivíduo, é comprovado cientificamente que  pessoas que práticam praticam esporte têm menos risco de doenças cardíacas, apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração, memória mais apurada, têm menor probabilidade de sofrer de depressão, reduz o risco reduzido de adquirir de diabetes.

O outro importante  aspecto é o social, já que a maioria dos esportes necessitam de interação interações interpessoais , (.) eles proporcionam no ao indivíduo regras mínimas de convivências, como: o jogo limpo, companherismo, espírito de equipe e claro, o respeito ao próximo

Contudo, a prática de esportes deve ser incentivada independente da idade das pessoas, pois estas, quando participam de alguma prática esportiva, não esta estão apenas trabalhando para sua saúde física, mas também a mental, desta forma, contribuindo para uma sociedade mais igualitária

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar o assunto de forma um pouco mais aprofundada.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200