A prática de esportes ainda é mal vista por muitos brasileiros, isso se deve ao fato de que ela está desvinculada à educação e porque há pouco investimento nesta área no Brasil.
O futebol é o esporte com que os brasileiros mais se identificam, e seus jogadores são exemplos para muitos jovens, mas, infelizmente, muitos deixam de estudar para se dedicar à carreira, deixando o pensamento de que não é necessário estudar para ganhar os salários altos como os deles, o que afasta a população jovem das aulas. Por esse motivo, muitas pessoas não avaliam atletas com seriedade, ligando sua prática a uma alternativa para fugir dos estudos.
A fim de aumentar a frequência escolar de alunos da rede pública foi criado o Bolsa Escola, que vinculado ao programa Bolsa Família, permite, se o aluno comparecer na escola e alcançar uma média nas notas, a permanência e aumento do beneficio de sua família, fazendo dos estudos uma obrigação. Ao invés do dinheiro, o esporte poderia se tornar o responsável pela presença e boas notas dos alunos, como por exemplo, nos Estados Unidos, onde a prática de esportes unida a um bom desempenho escolar garantem a milhares de jovens bolsas para grandes universidades, possibilitando uma qualificação que, muitas vezes, a baixa renda não os permitiria.
Conclui-se que a união do esporte com os estudos modificaria o pensamento de que atletas não precisam estudar e, para isso, o governo deveria criar parcerias entre escolas públicas e universidades particulares e públicas, com o objetivo destas oferecerem cotas e bolsas para alunos atletas, permitindo um maior investimento tanto no esporte quanto na qualificação de profissionais do Brasil.
Comentários do corretor
O texto não aborda o tema proposto, que é sobre o que o esporte pode trazer de aprendizado, e não apenas sobre o esporte em si e sua situação atual no Brasil. Leia a proposta com atenção, interpretá-la corretamente também faz parte da avaliação.
A fuga ao tema zera a redação no Enem e em outros processos seletivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 0 | Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 0 | Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 0 | Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 0 | Nível 0 - Não articula as informações. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 0 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |