União de esporte e educação - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 22/08/2016

Status:

Corrigida
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        A prática de esportes ainda é mal vista por muitos brasileiros, isso se deve ao fato de que ela está desvinculada à educação e porque há pouco investimento nesta área no Brasil.

        O futebol é o esporte com que os brasileiros mais se identificam, e seus jogadores são exemplos para muitos jovens, mas, infelizmente, muitos deixam de estudar para se dedicar à carreira, deixando o pensamento de que não é necessário estudar para ganhar os salários altos como os deles, o que afasta a população jovem das aulas. Por esse motivo, muitas pessoas não avaliam atletas com seriedade, ligando sua prática a uma alternativa para fugir dos estudos.

       A fim de aumentar a frequência escolar de alunos da rede pública foi criado o Bolsa Escola, que vinculado ao programa Bolsa Família, permite, se o aluno comparecer na escola e alcançar uma média nas notas, a permanência e aumento do beneficio de sua família, fazendo dos estudos uma obrigação. Ao invés do dinheiro, o esporte poderia se tornar o responsável pela presença e boas notas dos alunos, como por exemplo, nos Estados Unidos, onde a prática de esportes unida a um bom desempenho escolar garantem a milhares de jovens bolsas para grandes universidades, possibilitando uma qualificação que, muitas vezes, a baixa renda não os permitiria.

       Conclui-se que a união do esporte com os estudos modificaria o pensamento de que atletas não precisam estudar e, para isso, o governo deveria criar parcerias entre escolas públicas e universidades particulares e públicas, com o objetivo destas oferecerem cotas e bolsas para alunos atletas, permitindo um maior investimento tanto no esporte quanto na qualificação de profissionais do Brasil. 

Comentários do corretor


O texto não aborda o tema proposto, que é sobre o que o esporte pode trazer de aprendizado, e não apenas sobre o esporte em si e sua situação atual no Brasil. Leia a proposta com atenção, interpretá-la corretamente também faz parte da avaliação.

A fuga ao tema zera a redação no Enem e em outros processos seletivos.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 0 Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 0 Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 0 Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 0 Nível 0 - Não articula as informações.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     0


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200