A prática de esportes, principalmente na fase da infância, é essencial, pois trás traz um estilo de vida mais saudável e formação de valores e deveres, na característica em relação ao social. O desenvolvimento esportivo fornece também ensinamentos como: companheirismo e trabalho em equipe, entre outros.
Na década dos anos de 90 era muito comum ver crianças brincando de correr, bicicleta, futebol e, vôlei etc, (;) com a tecnologia do ano 2000 as mesmas veem vêm se tornando sedentárias e, consequentemente, doentes: obesidades e depressão são uma delas algumas das enfermidades.
Conforme uma entrevista dada por Sellmer* ao Estadão, ele afirma que é necessário praticar esportes na fase infantil, pois é o momento de desenvolvimento motor, melhorando a articulação e o condicionamento físico.
Há que se observar que o esporte vai além, servindo de ferramenta de inclusão social, (.) as crianças e jovens de baixa renda, têm o mesmo como plataforma de aberturas de portas e criação de oportunidades para um melhor futuro. Além disso, indivíduos com deficiência física podem encontrar no esporte um enorme espaço de socialização e autoestima.
De acordo com a UNESCO, o esporte deve trazer uma maior comunhão entre nações e entre as pessoas, juntamente com a competição saudável, devendo ter solidariedade e a fraternidade, envolvendo respeito mútuo e o entendimento, e o respeito total pela integridade e pela dignidade dos seres humanos,
Logo, o esporte não tem preconceito, rico ou pobre, negro, branco. Assim se tem exemplos concretos de que a realização de esportes gera mais oportunidades. As pessoas deveriam fazer dele seu hábito comum.
Comentários do corretor
* Quem é Sellmer? Introduza-o ao leitor.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão e coerência.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |