Com o acontecimento das Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro, os esportes se tornaram os centros das atenções ao do povo brasileiro e mundial. Mas também, pode-se destacar à a prática de exercícios físicos ou até mesmo os referidos esportes, embora não estejam competindo, na qual a sociedade tem ou necessita praticar para obter uma vida saudável.*
Alguns especialistas comentam que a execução de tais atividades desde a infância ou na adolescência pode evitar lesões, além de ajudar na socialização do indivíduo não só nas idades citadas, mas sim, durante toda a vida se essas mesmas atividades forem levadas adiante. Atualmente, muitas pessoas não praticam nenhum exercício corporal, apresentando sérios problemas de saúde devido ao sedentarismo e a má alimentação.
Dentre os possíveis distúrbios atribuídos a à falta de exercícios, pode-se citar: a obesidade, doenças cardiovasculares, estresse, diabetes e até mesmo casos de câncer, podendo chegar a à morte. Voltando ao caso das Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de janeiro, nota-se que servem não só como um entretenimento, mas, também como uma forma de incentivo a à prática de variados esportes.
Tendo em vista os aspectos mencionados, entende-se que o esporte traz grandes benefícios tanto para a sociedade, com uma melhor qualidade de vida, interação com outras pessoas, disciplina e respeito a seus adversários e técnicos; quanto para o governo, na qual terá que perceberá uma diminuição dos gastos na saúde. Então, para que isso se torne algo comum, é necessário que tenha haja mais ensinamento e prática de exercícios físicos nas escolas, a construção de centros esportivos nas cidades ou, se possível, em bairros, e formar mais profissionais nas áreas de educação física para auxiliar e ensinar as pessoas na prática de esportes de forma correta.
Comentários do corretor
* Primeiro parágrafo mal elaborado. Não ficou claro o objetivo do que foi escrito a partir da segunda frase. Reveja.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e de palavras coerentes com o contexto, além do uso devido de pronomes relativos.
O texto aborda o tema proposto, porém somente na conclusão. A maior parte do texto relata os aspectos relacionados à saúde, e não o que se pode aprender em relação à prática esportiva. Foco no tema proposto!
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |