Com esporte garantindo o equilíbrio da vida - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 21/08/2016

Status:

Corrigida
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É fato que, desde os primórdios da sociedade, até mesmo enquanto éramos simples caçadores e coletores, depois pequenas tribos de agricultores e cuidadores de animais, depois grandes sociedades mercantilistas, até hoje, no mundo globalizado, enfrentamos um problema bastante significativo, (:) nós mesmos. Em um planeta com inúmeras culturas diferentes, é provável que aconteçam batalhas, físicas ou não, entre os povos do globo. E foi pensando nisso que o renomado pedagogo Pierre de Coubertin, sustentando-se nos jogos olímpicos da Grécia antiga, idealizou as olimpíadas, com o intuito de, por meio do esporte, provocar a paz entre os povos.

Deveras, o esporte em geral é um grande mecanismo precursor, não só da harmonia em si, como também da liberdade, da inclusão, da justiça, e do amor ao próximo, dentre outros. Um grande exemplo é a situação dos atletas paraolímpicos, e de todas as pessoas que possuem qualquer tipo de deficiência física. Nestes casos, o esporte permite com que todas essas pessoas possam realizar seus sonhos e combater suas dificuldades, dando esperança e combatendo o preconceito em torno desse grupo de pessoas. Um grande caso é o do campeão paraolímpico de canoagem, que após um desastroso acidente de carro, perdeu o movimento das pernas, mas viu no esporte um caminho para a superação de suas dificuldades.

Outra realização do incentivo e da prática de esportes são os benefícios à saúde que os mesmos nos proporcionam. Perante De acordo com o ilustre médico Turíbio Leite Barros Neto, pesquisador, escritor e entusiasta do assunto,a falta da atividade física faz com que o coração regrida funcionalmente e a condição respiratória fique comprometida”, e esta citação apresenta apenas um ponto sobre a importância da prática esportiva para os seres humanos. Também de acordo com esse especialista, por causa da falta de tempo, da alimentação ruim e da agitação da maioria da população brasileira, especialmente nos grandes centros, pelo menos 70% da mesma é considerada sedentária. Assim, aumenta-se o risco de doenças como hipertensão, diabetes e a temida obesidade, doenças facilmente combatidas pela atividade física.

Portanto, segundo Fernando Fernandes*, o esporte nos dá a sensação de prazer, de igualdade; é democrático, rico misturado com pobre, branco com negro, nos dá o poder de superar nossos limites. Assim, buscando um maior incentivo à essa prática, é de suma importância que todas as instituições da sociedade se unam, garantindo esse direito a todos os brasileiros. Para isso, é fundamental a ajuda da família e das escolas, com a tarefa de incentivarem o esporte, sem preconceito, a todos os jovens, por meio da instituição de ações como campeonatos em que o mais importante não é vencer, mas participar. Outra ação indispensável é a criação de novas leis pelo poder legislativo, assegurando segurança, inclusão e acesso a todas as pessoas a essa prática que dá à sociedade o movimento que Albert Einstein consagrou, como o agente do equilíbrio da vida.

Comentários do corretor


* Introduza a personagem.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200