É evidente que o esporte é um poderoso meio de inclusão social, capaz de transformar vidas. Dentre tantos motivos relevantes, deve-se destacar o seu papel na formação ética dos indivíduos e o poder de educar que essa prática possui.
Primeiramente, é válido lembrar que o esporte tem um enorme poder de transmitir bons valores, normas e conduta. Dessa forma, qualquer atividade praticada com algum objetivo exige ordem, paciência, coragem, perseverança, dentre outros, uma série de virtudes éticas que são pressupostas no esporte e que, por isso mesmo, são desenvolvidas naqueles que se põem a praticá-lo. Assim, aprendemos com a prática do esporte a sermos seres sociáveis, e de boa conduta. É válido destacar ainda, que a prática constante de atividade física é a melhor ferramenta de manutenção da saúde e da qualidade de vida.
Além disso, não se pode negar o poder de educar que o esporte tem. Em um país onde a educação é defasada, a prática de esportes, principalmente no ensino fundamental, é indispensável para a formação escolar do aluno, uma vez que trabalha e faz desenvolver habilidades, (.) por exemplo , o futebol desenvolve o trabalho em grupo, disciplina, foco e agilidade, características estas, que não somente são essenciais no bom desenvolvimento escolar, mas que também é são cada vez mais, valorizadas no mercado de trabalho. Logo, percebe-se que a prática do esporte ajuda também, na formação de bons profissionais.
Por todos esses aspectos, não é difícil notar que a prática esportiva é uma poderosa ferramenta que auxilia na manutenção da saúde, na formação ética, escolar e profissional dos indivíduos. Para que essa ferramenta de inclusão social seja mais bem utilizada no Brasil, medidas, como o governo criar a criação de programas de incentivo e desenvolvimento do esporte por parte do governo, assim como a criação de clubes de esportes públicos em todo país além de ensinar os alunos por meio do professor e o ensino da importância da disciplina de educação física não somente como mero meio de recreação, mas sim como forte ferramenta das políticas de ação social, mostram –se como tentativas cabíveis para solucionar o problema.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente e crítica. No entanto, há frases muito grandes e mal pontuadas, como o caso da conclusão, que podem tornar o texto confuso. Evite.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |