Durante as Olimpíadas o mundo viu diversas modalidades de esportes e as mais diferentes atitudes entre os atletas que competiam. O mundo presenciou um judôca que, em sua ignorância, se negou a cumprimentar seu openente, mas também viu uma corredora, em sua solidariedade, ajudar a outra a terminar a prova dos cinco mil metros. Estes fatos, entre outros ja assistidos em outras edições das Olimpíadas, fazem o público refletir quanto ao que o esporte ensina a juventude e a sociedade em geral.
No decorrer da história, o mundo presenciou atletas que usaram de artificios ilegais para atingir resultados, mas todos que foram pegos em tal ato foram punidos com a perda das medalhas conquistadas e impossibilitados de competir em outras edições de jogos, sejam olímpicos ou não, por um período de tempo. Mas a história também mostrou como as atitudes boas são recompensadas, (;) nesta edição dos jogos Olímpicos, que ocorreram no Rio de Janeiro, tanto a corredora que ajudou quanto a ajudada foram recompensadas com a classificação na fase final.
A conclusão que pode-se ter com tudo descrito acima é que o esporte ensina que quem procura os caminhos da ilicitude é punido, mas aqueles que buscam o caminho da solidariedade, do companheirismo, da bondade, entre outras virtudes que a prática esportiva trás traz, é agraciado com prêmios.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, porém superficial. Há inúmeros aspectos que poderiam ter sido abordados, mas o texto ficou muito restrito a apenas um.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |