O esporte ensina o caminho certo - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 21/08/2016

Status:

Corrigida
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           Durante as Olimpíadas o mundo viu diversas modalidades de esportes e as mais diferentes atitudes entre os atletas que competiam. O mundo presenciou um judôca que, em sua ignorância, se negou a cumprimentar seu openente, mas também viu uma corredora, em sua solidariedade, ajudar a outra a terminar a prova dos cinco mil metros. Estes fatos, entre outros ja assistidos em outras edições das Olimpíadas, fazem o público refletir quanto ao que o esporte ensina a juventude e a sociedade em geral.

           No decorrer da história, o mundo presenciou atletas que usaram de artificios ilegais para atingir resultados, mas todos que foram pegos em tal ato foram punidos com a perda das medalhas conquistadas e impossibilitados de competir em outras edições de jogos, sejam olímpicos ou não, por um período de tempo. Mas a história também mostrou como as atitudes boas são recompensadas, (;) nesta edição dos jogos Olímpicos, que ocorreram no Rio de Janeiro, tanto a corredora que ajudou quanto a ajudada foram recompensadas com a classificação na fase final.

           A conclusão que pode-se ter com tudo descrito acima é que o esporte ensina que quem procura os caminhos da ilicitude é punido, mas aqueles que buscam o caminho da solidariedade, do companheirismo, da bondade, entre outras virtudes que a prática esportiva trás traz, é agraciado com prêmios.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, porém superficial. Há inúmeros aspectos que poderiam ter sido abordados, mas o texto ficou muito restrito a apenas um.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200