União, uma palavra simples mas de forte significado para o esporte, talvez não seja o objetivo buscado por muitos atletas, mas sem sombra de dúvidas é o fator que está fundamentado em qualquer prática, desde torneios infantis a grandes eventos esportivos, consubstanciando grandes culturas, e por fim, tocando nos sentimentos de cada pessoa durante os últimos minutos de uma partida.
Somos aconselhados a práticas esportivas desde cedo, seja pela sua benéfica ação na saúde ou pela glorificação de um atleta constantemente citado, mas sobre tudo sobretudo por sua efetiva formação do ser humano. Pode-se associar o esporte a à vida, caracterizando a dificuldade de se chegar a algo desejado, às as derrotas e à a preparação que leva à a qualquer vitória. Com divergentes pretensões, o esporte nem sempre teve o glamour contemporâneo alavancado pelas mídias sociais, e certamente é possível perceber a evolução destas práticas, que contam com representantes de cada continente, ação contra jogos sujos (fair play) e políticas que prezam pela paz entre os seres, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por exemplo.
Em meio a todos os problemas, o esporte se torna uma das poucas soluções eficazes encontradas pelas nações. É certo que entre as brigas, injustiças e os grandes eventos esportivos acusados de alienação, às as práticas esportivas vêm unindo o que mais há de belo entre homens, mulheres e crianças, e, consequentemente, criando e fortalecendo uma empatia mais que necessária no jogo que tanto é comparado a nossas vidas, e portanto, que mantem-se sempre vivo e ardente nas veias.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente, mas há trechos confusos, que podem ser formulados de forma mais clara e objetiva.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |